Desenvolver tênis ecologicamente corretos é um verdadeiro desafio da indústria dos calçados. A Brooks, empresa norte-americana, conseguiu fazer um modelo de corrida com impactos ambientais bem baixos, trata-se do “Green Silence” ou Silêncio Verde.
Antes desta coleção, a empresa já havia testado uma tecnologia inovadora que possui micróbios em sua sola, que permitem a decomposição em apenas cinco anos. Ao contrário de outros modelos, que ao serem descartados chegam a levar mais de mil anos para se decompor.
No entanto, somente em 2010 a Brooks lançou a coleção mais sustentável até agora. Para começar, a matéria-prima utilizada na fabricação do modelo verde é 50% menor do que a maior parte dos outros tênis. Isso acontece porque alguns itens, como a língua foram dispensados, em seu lugar existe um prolongamento do escudo do exterior do sapato. O mesmo acontece com o logotipo, que é costurado, e não colado, entre outras coisas.
Mesmo com o uso reduzido de materiais, a empresa também optou pelo uso de itens reciclados, como CD e garrafas PET, que ao serem reaproveitados foram inseridos no calcanhar e na malha interna, respectivamente. O cadarço do Green Silence é 100% reciclado, as colas usadas no tênis são a base de água e os corantes não são tóxicos.
Todos esses itens seriam desperdiçados se o modelo não fosse adequado e confortável para a prática a que ele se destina. Mas, esse não parece ser um problema para o tênis sustentável, conforme explicado por Mark Lukach, repórter do site norte-americano Inhabitat. O jornalista testou o modelo e aprovou. Em seu depoimento, Lukach diz que quanto mais corre com o tênis, mas eles proporcionam a sensação de que são como uma extensão do pé do corredor e que têm se mostrado funcionais, duráveis e de baixo impacto ambiental. Com informações do Inhabitat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário