Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Biopalma assina convênio com IFPA e Embrapa para oferecer curso técnico para agricultores paraenses


Iniciam-se nesta terça-feira (13/09), nas cidades de Moju e Tomé-Açu, as inscrições para curso Técnico em Agropecuária, ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Castanhal. O curso, que oferece 80 vagas, é resultado de um convênio de cooperação entre o IFPA, a empresa Biopalma e a Embrapa Amazônia Oriental. As inscrições, que prosseguem até quinta-feira (15/09) estão sendo realizadas nas Secretarias Municipais de Educação das cidades de Moju e de Tomé-Açu.

Como requisitos para as inscrições, os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio, residir em um dos seguintes municípios: Moju, Abaetetuba, Barcarena, Iagarapé-Miri, Bujaru, Concórdia do Pará, Tomé-Açu ou São Domingos do Capim e comprovar a condição de agricultor (a) ou ser filho (a) de agricultor (a). As 80 vagas para o curso serão dividas nos turnos da manhã e da tarde, com aulas realizadas no pólo de Tomé-Açu.

No ato da inscrição o candidato, obrigatoriamente, deverá apresentar os seguintes documentos:

- formulário de inscrição preenchido ( disponível nos locais de inscrição);

- documento oficial de identificação ( Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Carteira Profissional);

- Comprovante de residência

- declaração do sindicato ou da escola, comprovando a condição de agricultor (a) ou filho (a) de agricultor (a).

A prova, que terá como avaliação a produção de uma redação, será realizada no domingo, dia 18 de setembro, nas cidades de Moju e Tomé-Açu. Somente o candidato que alcançar a pontuação mínima de 40%, estará apto à segunda fase, que constará de entrevista a ser realizada no dia 24 deste mês. O resultado final será divulgado no dia 28 de setembro e o inicio das aulas está previsto para o dia 6 de outubro, em Tomé-Açu, onde funcionará o curso.

O edital do concurso está disponível no site: WWW.castanhal.ifpa.ed.br. Os interessados podem ter mais informações pelo número (91) 3412-1612 ou pelo email: cpps.castanhal@ifpa.edu.br.

Veja os locais de inscrições:

Moju:Secretaria Municipal de Educação - Travessa Teófilo da Silva, s/n, bairro: Aviação

Tomé-Açu: Secretaria Municipal de Educação - Avenida Dionísio Bentes (altos do Banco do Brasil), bairro: Centro, Quatro Bocas

Sobre a Biopalma

A Vale adquiriu, no inicio deste ano, o controle da Biopalma da Amazônia S.A. Reflorestamento Indústria e Comércio, empresa produtora de óleo de palma, matéria-prima para a produção de biodiesel. A destinação principal do biodiesel será para alimentar a frota de locomotivas, máquinas e os equipamentos de grande porte das operações da Vale no Brasil, usando o B20 (mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel comum). A empresa já plantou 36 mil hectares de áreas próprias nos municípios de Moju, Tomé Açu, Concórdia do Pará, Abaetetuba, Bujaru, Igarapé Miri e Acará e está em fase de conclusão da primeira usina extratora do óleo, localizadas no município de Mojou, com previsão para operar, em fase de teste, ainda neste semestre.

O projeto Pequeno Produtor foi lançado em fevereiro de 2010 e já envolve 124 famílias parceiras financiadas pelo projeto com linhas de crédito criadas especificamente para a atividade. Trata-se de um benefício que oferece prazo de 14 anos, com 6 anos de carência e 8 anos para pagamento com taxa de juros subsidiada de 2% ao ano em parceria com o Banco da Amazônia.

O convênio com o IFPA é a segunda iniciativa da empresa somente neste ano, na área de formação e qualificação profissional e mão de obra local, para que possam atender as demandas futuras do agronegócio, em especifico à Biopalma ou concorrer às vagas disponíveis no mercado de trabalho da cidade e região. A primeira foi realizada em parceria com o SEBRAE para desenvolvimento do Programa Capacitar, que formou 64 moradores de Moju e comunidades vizinhas, nos cursos de qualificação técnica nas áreas Elétrica e Mecânica, focados em Manutenção Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário