Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BID lança movimento pela educação na América Latina e destaca apoio ao Pará

O Pará foi o único Estado, de todo o Brasil, convidado para a recepção promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que antecedeu o lançamento, nesta sexta-feira, 16, de uma rede de organizações latino americanas da sociedade civil que se articula para melhorar a Educação em seus países.

Em um jantar oferecido pelo representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Flórez, na noite de quinta-feira, 15, o governador Simão Jatene destacou a importância de parcerias formadas por agentes sociais, empresários e governos, afim de promover melhorias na educação. "Estamos buscando parcerias com os segmentos da sociedade que podem colaborar com melhoria em todas as áreas, sobretudo na educação. A rede proposta pelo BID possui o mesmo conceito que temos defendido no Pará: somente com um pacto, unindo setores da sociedade, poderemos promover uma significativa melhoria em todos os aspectos, entre eles a educação, que é prioridade sempre", disse Jatene.

O encontro na noite de ontem integrou a programação do Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”, realizado pelo movimento 'Todos Pela Educação' em parceria com instituições nacionais e internacionais ligadas à Educação. Representantes dessas instituições de treze países diferentes estavam presentes no evento. O Congresso, que encerra nesta sexta, abordou, entre outros temas, a necessidade de melhorias da aprendizagem da Educação Básica no País e América Latina.

Segundo o representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo, a aproximação com o governo paraense abre perspectivas futuras no sentido do banco incentivar e apoiar projetos que busquem melhorias na educação também na Amazônia. "O BID tem um grande compromisso com as transformações sociais no Brasil, principalmente nas regiões que mais precisam. Estamos buscando as possibilidades de financiamento de projetos na educação, que é o tema dessa reunião e do lançamento de uma rede latinoamericana", declarou.



Ainda de acordo com Carrillo, em todo o Brasil existem desafios, como baixa qualidade de formação, também no ensino de habilidades dos estudantes para preparação para o mercado de trabalho. "São problemas grandes e o BID pode trabalhar no sentido de avançarmos. Estamos preparando ações já para 2012 e acredito que o governador Simão Jatene é um grande parceiro para essas iniciativas na área da educação, pois é um grande agente de mudanças sociais no Estado", afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o secretário especial de Promoção Social, Nilson Pinto, e o secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro. Para Nilson Pinto, o lançamento de uma rede latinoamericana em favor da educação ajudará a expandir exemplos bem sucedidos e, assim, ampliar o que já é feito no país e no Pará. "Não se trata de um projeto, uma ideia. É algo concreto, que é reconhecido como uma boa prática no Brasil, através do programa 'Todos pela Educação', que agora será expandido para toda a América através da rede que o BID está incentivando. É uma iniciativa que traz perspectivas de resultados concretos e reais em breve, pois surge de algo que vem dando certo e é reconhecido", afirma.

O empresário Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação, comemorou a ampliação e reconhecimento da iniciativa. "Para ser competitivo em um mundo globalizado, tenho que ter funcionários com qualificação profissional internacional. No movimento 'Todos pela Educação', a palavra 'todos' é a mais importante. Mostra que todos nós temos compromisso com a melhoria da educação, pois somos todos nós, empresários, governos e sociedade, que temos a ganhar com isso", disse Gerdau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário