Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MDA participa de capacitação de lideranças extrativistas

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participa, de 16 a 19 de agosto, em Campinas (SP), de capacitação com lideranças extrativistas e gestores públicos para debater políticas públicas no âmbito do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo do encontro é capacitar e contribuir na formação de lideranças extrativistas para beneficiar os povos tradicionais que residem em reservas costeiras e marinhas, além de definir ações conjuntas para implementação dessas políticas em todas as regiões do País.

Durante 32 horas de capacitação, 24 lideranças ligadas à Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (CNFRECM), vão conhecer e debater os avanços e os desafios na execução das políticas públicas disponíveis para os extrativistas. A Comissão representa 22 reservas extrativistas da zona costeira e marinha do Brasil, e seu objetivo é viabilizar a implementação das políticas públicas na referidas unidades.

O MDA será representado pela técnica da SAF/MDA, Laura de Souza. Ela destaca que a iniciativa é importante, porque inicia um diálogo entre o governo federal e o público que maneja produtos costeiros e marítimos da sociobiodiversidade no acesso às políticas do MDA.  “O pescado é um alimento produzido por esses povos tradicionais, com potencial para ser vendido para o mercado institucional”, destaca. No encontro a técnica vai apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Participam também da capacitação representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Manejo dos recursos naturais

Para garantir um crescimento econômico focado na conservação dos recursos naturais com geração de emprego e renda em comunidades extrativistas, o governo federal criou uma série de diretrizes e princípios direcionadas à melhoria da qualidade de vida dos povos tradicionais. As políticas públicas que vem sendo desenvolvidas pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Pesca e Aquicultura, são de extrema importância para o fortalecimento das reservas extrativistas.

SERVIÇO:

Capacitação sobre políticas públicas no âmbito do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Data: 16 a 19 de agosto de 2011
Local: Acadebio – Acadêmia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Campinas (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário