Estão abertas até o dia 19 deste mês as inscrições para a oficina de bordados em patch aplique, aplicação estilizada de tecido sobre tecido, promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). A capacitação, gratuita, é voltada para 25 artesãos da Região Metropolitana de Belém, de preferência integrantes de famílias agricultoras. Apenas os gastos individuais com material, estimados em R$ 10, serão da responsabilidade de cada aluno.
A oficina inaugurará o espaço sociocultural da empresa, localizado no escritório central, em Marituba. As aulas acontecem de 23 a 26 de agosto, das 14 às 18 horas, e serão ministradas pela artesã Eucir Scardini. “O estímulo ao artesanato é uma ação clássica da extensão rural, que subentende o contexto da vida no campo, e não só o trabalho direto sobre a terra. O artesanato envolve a reciclagem de resíduos de plantios, por exemplo, e a qualificação da mão-de-obra feminina”, explica a socióloga da Emater Benedita Barros.
Segundo ela, a técnica de patch apliquê representa um lucro de no mínimo 50% para os artesãos. “São produtos que estão na moda, inclusive. Em geral, os apliques de bordados são feitos sobre roupas e bolsas”, diz. As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e 14 às 16 horas, pelo telefone (91) 3256-3296 ou pessoalmente, nos altos do número 4.871 da rua Fernando Guilhon, no centro de Marituba, onde funciona o escritório regional da Emater.
Nenhum comentário:
Postar um comentário