Após ter sido denunciada duas vezes pelo Ministério Público estadual em um período de um ano, a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) assinará um acordo na próxima segunda-feira com diversas entidades de pescadores da região da Baía de Sepetiba e com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), para bancar projetos pesqueiros que totalizam R$ 4,6 milhões.
Com os recursos da CSA, serão beneficiados projetos como transporte de peixes, beneficiamento de pescado, câmaras de gelo, maricultura e educação para filhos de pescadores. Os projetos atenderão entidades de localidades como Pedra de Guaratiba e Itacuruçá. O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea, Marilene Ramos, participarão da assinatura do acordo de compensação ambiental na segunda-feira.
A compensação ambiental para pescadores, no curso do processo de licenciamento ambiental da CSA em Santa Cruz, vem a partir de demandas dos moradores da região, de acordo com a secretaria.
Desde o ano passado, os moradores do entorno da CSA vêm reclamando de diversos problemas trazidos com a chegada da empresa ao local. O principal deles seria a qualidade do ar da região. Por duas vezes, a empresa lançou fuligem no ar. Segundo reportagem publicada em abril na edição impressa do Razão Social, Secretaria de Estado do Ambiente havia criado inclusive um grupo de trabalho "Para avaliar os danos causados em virtude da emissão de fuligem na atmosfera pela ThyssenKrupp CSA" em 28 de janeiro deste ano, após a empresa ter sido multada pela primeira vez.
O grupo, que reúne profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde, entrevistou 411 moradores de conjuntos habitacionais próximos à usina e está acompanhando outros 17 que alegam ter problemas respiratórios, de pele, além de conjuntivite, agravados pelo contato com um pó saído da CSA, que tem aspecto de grafite.

Nenhum comentário:
Postar um comentário