Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Seca do Rio Acre se aproxima da que foi registrada em 2005

Manancial tem 13 centímetros acima da quota de 2005 e 20 abaixo do nível de 2010 O Rio Acre ontem apresentava 2,28 metros. O manancial apresentava 13 centímetros acima da quota registrada no mesmo período de 2005 (2,15) e 20 centímetros abaixo do nível marcado no ano passado (2,48). A informação é dada pelo auxiliar técnico em hidrologia da Defesa Civil do município, Francisco da Silva Lima.

O departamento, segundo ele, realiza o monitoramento diário do comportamento do manancial para nutrir de informações os demais setores ambientais, responsáveis por amenizar os impactos da seca junto à população. A meta é prevenir e evitar a problemática registrada em 2005, quando o Acre sofreu a mais severa estiagem dos últimos anos.

O estado de alerta também é seguido pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), que intensifica o poder de ação das equipes para manter a normalidade no abastecimento do produto. O diretor presidente do órgão, Eduardo Vieira, explica que a manutenção dos equipamentos flutuantes dos pontos de captação foi feita no mês passado.

De acordo com ele, se houver necessidade - a exemplo do que ocorreu em 2005 - as equipes estão prontas para instalar barreiras no leito do rio e garantir a captação da água que chega às torneiras da população. No entanto, Eduardo Vieira faz um alerta sobre a importância de o consumidor evitar o desperdício.

“As equipes trabalham no sentido de combater os vazamentos. Os problemas que surgem dentro da rede são de nossa responsabilidade, mas, o que gera desperdício nas residências é de responsabilidade do cidadão”, explica o gestor, ao destacar a importância do uso de bóias nas caixas d’água e outras providências que impeçam a perda do produto.

“Atualmente nossas equipes realizam uma operação de combate a vazamentos nas áreas dos bairros Placas, Chico Mendes, Eldorado, Vitória, Jorge Lavocart e Defesa Civil. Em seguida o grupo segue para fazer o mesmo na região do Calafate”.

Previsão do tempo para as próximas 48 horas A Divisão de Meteorologia e Climatologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) aponta que o tempo no Acre deve continuar quente e seco nas próximas 48 horas, com possibilidade de chuva para hoje em apenas algumas áreas de Rio Branco.

A temperatura na capital deve variar entre a máxima de 33 graus e a mínima de 22. A sensibilidade térmica oscilará na média de 34 e 21 graus, com a umidade relativa do ar permanecendo entre 45% e 90%.

Para hoje, sexta-feira, a previsão é de tempo parcialmente nublado a claro. A temperatura se manterá entre a máxima de 34 graus e a mínima de 21. A sensação térmica também oscilará na média de 36 e 20 graus, com a umidade relativa do ar ficando ainda entre 45% e 90%

Nenhum comentário:

Postar um comentário