Iniciativa Amazônica lança oficialmente o Mapaz, servidor de mapas para análise dos serviços ambientais na Amazônia Está marcada para o próximo dia 19 de julho (terça-feira) a apresentação de um servidor de mapas para a visualização e análise dos serviços ambientais na região amazônica, denominado Mapas – Mapeamento de Ambiente e População para a Amazônia Sustentável.
Utilizando-se da plataforma instituída pelos Diálogos Amazônicos o quarto evento da série pretende propor discussões sobre a utilidade prática da ferramenta junto a atuais e potenciais usuários que possam estar envolvidos em pesquisa científica, formulação e gestão de projetos, atividades acadêmicas, tomadas de decisões, entre outros.
O sistema oferece as ferramentas necessárias para realizar análises geoespaciais e criar cenários de referência de forma rápida e fácil, em áreas de municípios, estados e países, ou dentro de uma porção de território delimitada pelo usuário.
Seu conceito está relacionado ao contexto dos mecanismos REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), como é o caso dos PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais), que tem o objetivo de contribuir para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e para o envolvimento de comunidades rurais na região amazônica. O Mapaz foi desenvolvido através de uma proposta do Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF), no âmbito do Consórcio Internacional Iniciativa Amazônica (IA). Financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Institucional do Banco Mundial, o projeto tem colaboração do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e do Centro Internacional para a Pesquisa Florestal (CIFOR).
O servidor de mapas da Iniciativa Amazônica é mais uma ferramenta da série de instrumentos de trabalho que a organização desenvolveu nos últimos anos, com a liderança do ICRAF. Um exemplo disso é a própria apresentação da próxima terça-feira, que será realizada na internet através de um sistema que possibilita a interação dos apresentadores com os participantes, independente de qual país da Amazônia ou do mundo eles estejam. O evento é aberto a qualquer interessado de forma gratuita. Para participar, basta acessar a sala virtual através do site oficial do evento, em www.dialogos.icraf-la.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário