Cerca de 100 pessoas participaram da primeira reunião institucional da Operação Cidadania Xingu, na segunda-feira (19/7), em Altamira (PA). Com a presença de representantes das três esferas de governo e de representantes da sociedade civil, foram debatidos temas prioritários para o desenvolvimento sustentável do município, como a pavimentação da BR Transamazônica, regularização fundiária, saúde, educação e saúde pública. No mesmo dia, também foi realizada a reunião de Vitória do Xingu.
Até sábado, serão realizadas reuniões nos 11 municípios da área de abrangência da usina de Belo Monte. Em cada encontro será definida uma agenda de compromisso com ações imediatas, que serão disponibilizadas para a população durante o Mutirão Cidadania Xingu, que começa no dia 3 de agosto. Estão previstas 120 ações para fortalecer o desenvolvimento dos municípios com sustentabilidade.
Para o diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme, o resultado dos encontros demonstra a necessidade de fortalecer a integração entre os três níveis de governo, dando resposta para os temas que são preocupação das autoridades locais.
Os participantes da reunião também destacaram a necessidade de aliar políticas de fortalecimento da produção sustentável com ações de cidadania, como de direitos humanos e politicas para as mulheres.
Ontem, foram realizadas as reuniões em Brasil Novo e Medicilândia. Para Paulo Guilherme, a reunião institucional é a oportunidade de criar ações estruturantes para os municípios. Esta é uma oportunidade para atender demandas antigas da região, como é o caso da regularização fundiária associada à politicas publicas capazes de estruturar um modelo produtivo sustentável para a região, ressaltou o diretor.
A Operação Cidadania Xingu é uma parceria de mais de 30 instituições, das três esferas do governo, com o objetivo de levar políticas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável da região com o foco na melhoria da qualidade de vida da população rural e urbana dos municípios que serão impactados pela construção da usina de Belo Monte
Nenhum comentário:
Postar um comentário