Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A dieta anti-inflamatória deve ser usada por pessoas com artrite

A carne vermelha, a carne de porco, aves, ovos e manteiga devem ser retirados do cardápio. A gordura saturada presente nesses alimentos é prejudicial ao paciente com artrose

Os exercícios físicos, medicamentos e acompanhamento médico periódico fazem parte do tratamento da artrite reumatóide. Mas, uma coisa que nem todos os pacientes sabem é que a dieta pode influenciar na evolução dessa doença.

De acordo com o reumatologista e diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo), Sergio Bontempi Lanzotti, as pessoas com artrite reumatóide devem seguir uma dieta anti-inflamatória.

“É possível diminuir o número de crises e o retorno da atividade da doença e seus sintomas, o que chamamos de ‘flares’ , seguindo uma dieta apropriada”, diz o reumatologista.

As refeições devem contem alimentos ricos em antioxidantes, fibras e em gorduras saudáveis. Eles devem ajudar na redução das dores da artrite reumatóide.

“Como as restrições provocadas pela artrite reumatóide já são muitas, é preciso orientar muito bem o paciente, para que ele não pense que todos os prazeres da mesa lhe serão retirados. Com informação apropriada e opções alimentares fica mais fácil seguir uma dieta correta. Por isto é fundamental contar com apoio nutricional, neste sentido”,  aconselha Lanzotti.

Os alimentos proibidos

A carne vermelha, a carne de porco, aves, ovos e manteiga devem ser tirados do cardápio, pois contêm um excesso de gordura saturada que é prejudicial ao paciente com artrose.

“A gordura saturada está na gema do ovo, assim, faça um omelete só de claras. Se o paciente é fã de leite, opte pelo desnatado. Se não abre mão de carne, prefira os cortes mais magros, tais como bifes do lombo, peito de frango e costeletas de lombo de porco. A proteína ideal para consumo diário é a que vem do salmão e da cavala, alimentos ricos em ácidos graxos, ômega-3”, orienta o diretor do Iredo.

Deve-se evitar os salgadinhos industrializados e a margarina. Pois esses alimentos são ricos em  ácidos graxos trans ou gordura trans.

Uma dieta rica em gordura trans aumenta a proteína C-reativa, marcador que indica a quantidade de inflamação no sangue.

Os alimentos ideais

É preciso dar prioridade a alimentos que tenham fontes de gordura vegetal, ao invés de animal.

A gordura não deve ser abolida da dieta, mas o consumo apropriado abrange mais gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, tais como as que encontramos no azeite de oliva, nas nozes e no abacate.

 “É preciso ler com cuidado o rótulo dos alimentos, antes de comprá-los, para evitar o consumo excessivo de gordura trans. Muitos pacientes podem facilmente exceder a quantidade máxima diária recomendada de gorduras trans, ingerindo apenas três torradas bem crocantes”, alerta Sérgio Lanzotti.


Alguns websites dos Estados Unidos possibilitam que pacientes atríticos troquem receitas apropriadas ao tratamento de sua doença. Entre eles o Cooking with Arthritis:  www.cookingwitharthritis.com

Além de buscar por informações as pessoas que sofrem com a artrite devem consultar também um nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário