Estimativas demonstram que a população brasileira consome cerca de 12 gramas de sal por dia, mais do que o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 5 gramas diárias. Para diminuir esse número e, consequentemente, os casos de doenças relacionadas ao consumo excessivo de sódio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde (MS) lançam na próxima semana a Campanha de Redução do Consumo de Sal.
A campanha, resultado de parceria entre a Anvisa, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), será aberta na próxima terça-feira (26), com uma solenidade de abertura da Expo Ecos 2011, um encontro que reúne supermercados das regiões Centro-Oeste e Norte, em Brasília (DF).
No evento, promovido pela Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), a Anvisa terá um stand para orientar a população e os comerciantes sobre a campanha. O objetivo é conscientizar os consumidores em relação à redução do uso do sal e orientá-los a fazer escolhas mais saudáveis ao adquirir alimentos.
A campanha também será estendida aos supermercados, com a distribuição de publicidade para serem veiculadas nas rádios internas, além de folderes, banners e cartazes, que vão indicar os perigos do consumo excessivo de sal. Os estabelecimentos que aderirem à serão identificados com o slogan: “Esta empresa apoia a campanha de redução de consumo de sal”.
“Além de incentivar o consumo de alimentos naturais, a campanha pretende criar nas pessoas o hábito de ler a rotulagem nutricional dos alimentos industrializados e escolher aqueles com menor teor de sódio”, explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.
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