Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Brasil conquista ouro inédito na Olimpíada Internacional de Informática

O estudante brasileiro Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza conquistou a primeira medalha de ouro do país na Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que acontece esta semana na Tailândia. Felipe representa o Colégio Geo, de João Pessoa (PB), e será premiado no encerramento da IOI no dia 28 de julho.

O aluno, que ingressou na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi o terceiro classificado entre mais de 300 participantes, conseguindo 598 pontos de 600 possíveis. Outros três competidores da equipe brasileira conquistaram medalhas de bronze: Renato Ferreira Pinto Júnior (Colégio Objetivo, São Paulo), Caíque Porto Lira (Colégio Farias Brito, Fortaleza) e Marcos Massayuki Kawakami (Colégio Etapa, São Paulo). Com o resultado, o Brasil ficou à frente de países como Inglaterra, França, Canadá e Alemanha.

A equipe brasileira foi selecionada entre os alunos melhores classificados da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), competição promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizada, desde 1999, pelo Instituto de Computação (IC) da Unicamp. Em 2011, a OBI contou com cerca de 20 mil inscritos, entre alunos de escolas de nível fundamental e médio de todos os estados do país.

Wanderley Guimarães, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), foi o treinador da seleção brasileira. A competição, que consiste na resolução de tarefas que envolvem programação de computadores, contou com a participação de cerca de 80 países com equipes de até quatro alunos. A Fundação Carlos Chagas é a patrocinadora exclusiva da OBI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário