O Banco do Brasil e os Correios assinaram ontem, sexta-feira (1º) o Contrato de Correspondente – Banco Postal, documento que estabelece a parceria entre as duas instituições para a prestação de serviços de correspondente bancário a partir do dia 2 de janeiro de 2012.
O procedimento conclui a fase de formalização do negócio, conforme definido no edital de chamamento 001/2011, de 31 de março de 2011, que regulou o processo de seleção do Banco Postal para escolha de seu novo parceiro pelos próximos cinco anos, renováveis por igual período. A partir de agora, as duas instituições dão início à etapa de estruturação da integração logística e tecnológica, bem como os demais procedimentos necessários visando cumprir o prazo para início das operações, em janeiro do próximo ano.
A vitória no processo de licitação do Banco Postal possibilita ao Banco do Brasil antecipar a estratégia de estender seus pontos de atendimento para todo o País. O BB quer ampliar sua rede bancária para 95% dos municípios brasileiros por meio da parceria com os Correios.
O BB havia estabelecido a meta de estar presente em 100% dos municípios brasileiros até 2015. Com o acordo, o banco antecipa essa etapa em três anos, para 2012, para quando espera também antecipar as receitas provenientes dessa atuação. A parceria vai possibilitar economia de recursos em relação à abertura de agências próprias e a expertise do Banco Postal complementará a atuação do BB nesses mercados.
O Banco do Brasil está atualmente em 3.307 municípios, com 42.139 pontos de atendimento. Os Correios possuem 6.195 agências com Banco Postal e estão presentes em 95% dos municípios brasileiros. O público-alvo da atuação do BB nas agências do Banco Postal será as classes 'D' e 'E', segmento que apresenta grande potencial de consumo de produtos e serviços bancários devido à ascensão proporcionada pela política econômica dos últimos anos.
O BB estrutura ainda ações voltadas ao apoio aos microempreendedores brasileiros nos centros urbanos. Neste contexto, o Banco Postal contribuirá de forma decisiva na bancarização e orientação desse público, gerando negócios sustentáveis.
Outra grande vantagem da parceria é que as agências do Banco Postal situadas em locais que já contam com a presença do BB serão importantes para viabilizar um melhor atendimento, premissa fundamental da estratégia atual do banco.
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