Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ajuda Internacional aos povos da América Latina e Caribe

Fundação Populorum Progressio realiza reunião anual em Belém
O Pará receberá de 19 a 22 de julho a reunião anual da fundação Popularum Progressio, que, com a participação de bispos da América Latina e do Caribe, presta assistência a povos indígenas e comunidades mestiças e afro-americanas dessa região. O conselho administrativo, da qual o arcebispo de Belém é membro se reunirá no Cenóbio da Transfiguração, em Castanhal, a 68km de Belém.

Na reunião deste ano serão especialmente discutidas e analisadas as situações dos indígenas, que no Brasil chegam a aproximadamente 800 mil, correspondente a cerca de 0,4% da população do país, segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Serão, também, apresentados pelos bispos projetos de financiamentos que respondam às necessidades das comunidades nos setores da produção, infra-estrutura, educação e saúde.

A Populorum Progressio foi fundada em 1992, pelo então papa João Paulo II com o objetivo é auxiliar povos e comunidades que estão marginalizados, analisando  a situação sociopolítica e eclesial. Em 2011, os projetos de financiamento totalizam US$2.980.470, investidos por 19 países-membros. A cada ano, a Populorum Progressio realiza sua reunião num país da América Latina com a intenção de conhecer melhor as realidades e divulgar os trabalhos da Fundação.

O Conselho da Populorum Progressio passará, também, por Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A programação se encerrará com uma celebração eucarística na Basílica Santuário de Nazaré e com uma visita à Casa de Plácido, na capital paraense.

Entrevista Coletiva

Na visita à Casa de Plácido o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e o cardeal Juan Sandoval Íñiguez, Arcebispo de Guadalajara (México) concederão entrevista coletiva sobre os projetos da Fundação Populorum Progressio. Estarão presentes, também, o presidente do Conselho o cardeal Robert Sarah e os outros bispos participantes. A entrevista acontecerá, às 19h (após a missa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário