Em parceria com o SEBRAE, o estado de Minas Gerais está na luta contra o desperdício de alimentos. As ações de conscientização beneficiaram tanto a economia, quanto a qualidade ambiental da região.
O SEBRAE está apoiando o estado de Minas Gerais no projeto em que produtores rurais de Montes Claros reaproveitam materiais de forma sustentável. São 20 agricultores envolvidos na Associação dos Produtores de Hortigranjeiro da Região Pentáurea, responsáveis pela produção de 3,4 mil toneladas de hortaliças e frutas, por ano.
Tais alimentos passam por uma triagem de qualidade. Neste teste verifica-se que de 30% a 20% da produção é inadequada para a comercialização, segundo o vice-presidente da Associação, Emilson Dias. Assim, os produtos considerados impróprios têm dois destinos: ou transforma-se em adubo ou destina-se à alimentação de animais.
Os benefícios são vistos na redução de gastos em compra de insumos e rações. Os vegetais, por exemplo, são excelentes fontes de nutrientes para animais. Mas, também há produtos que por algum motivo não podem ser comercializados, mas nem por isso deixam de serem bons para o consumo.
Há casos em que a produção é excedente, ou então, os produtos não têm o tamanho adequado para serem vendidos. Quando isto ocorre, os alimentos são doados para o programa Vita Vida, do Governo de Minas, que distribui cereais, frutas e complemento alimentar desidratado, produzido a partir de legumes.
No processo de adubação, um consultor credenciado do SEBRAE ensina as técnicas para os produtores transformarem os restos dos alimentos em adubo orgânico, pois este tipo não contém agrotóxico.
O Sebrae ainda auxilia agricultores, presta consultoria em produção orgânica, desenvolvimento de marca e embalagens para os alimentos e incluem os produtores no Programa de Alimento Seguro (PAS) e de consultorias na área de gestão.
No último ano, estabelecimentos comerciais de São João Del-Rei e Tiradentes, em Minas Gerais, conseguiram reduzir pela metade o desperdício de alimentos. O resultado alcançado foi devido a implementação do programa do SEBRAE “5 menos que são mais”, que trata ao mesmo tempo de economia e de gestão ambiental.
O objetivo é fazer com que empresários possam identificar os tipos de desperdícios mais comuns e planejar ações que resultem em menores gastos de água, energia, lixo, matéria-prima e poluição. A ideia é que com menos desperdício seja possível obter mais lucro, competitividade, satisfação do consumidor, produtividade e qualidade ambiental.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogadas no lixo anualmente. Frutas e vegetais lideram o ranking de desperdício, na América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário