Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Terruá Pará é lançado em São Paulo durante almoço paraense

Nos próximos dias 24 e 25 de junho, São Paulo será o palco de uma grande festa da música paraense. É o Terruá Pará, uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Rede Cultura de Comunicação, que chega à segunda edição, reunindo no auditório Ibirapuera ritmos e sonoridades que formam a rica diversidade musical amazônica. Para marcar o lançamento do Terruá Pará 2011, os chefs Thiago Castanho e Mara Salles oferecem um almoço especial, com sabores únicos da culinária paraense nesta quarta-feira, 1º de junho, a partir do meio-dia, no Restaurante Tordesilhas, um dos mais prestigiados da capital paulistana, para 50 jornalistas e convidados especiais.

Thiago Castanho é um dos mais destacados nomes da culinária paraense. Proprietário do restaurante Remanso do Peixe, localizado em Belém, ele é um dos finalistas do Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/ Bohemia, que será entregue no próximo dia 13 de junho, em São Paulo. Mara Salles é chef de cozinha premiada, proprietária do restaurante Tordesilhas, que durante cinco anos ganhou da Veja São Paulo o título de melhor restaurante brasileiro.

No cardápio de lançamento do Terruá Pará, moqueca paraense com cuscuz de farinha ovinha, canhapira (porco com tucumã), paçoca de pirarucu salgado com banana da terra acompanhada de shot de açaí, bacuri fresco com suspiro de cumaru e raspa de cacau e outras iguarias que só se encontram no Pará. “Somos amigos há muito tempo, mas nunca tivemos a oportunidade de cozinhar juntos”, conta Thiago Castanho, ressaltando que os dois têm trabalhos parecidos, por utilizarem ingredientes típicos da rica culinária brasileira.

Para ele, o almoço será um momento especial, principalmente porque se trata de um cardápio dedicado ao Pará. “O protagonista é o Pará”, afirma o chef, que no último domingo embarcou para São Paulo levando cinco isopores de 80 litros “com quase toda Belém”: aviú fresco, massa de caranguejo, tucupi, jambu, açaí, tucumã e outros produtos adquiridos em vários pontos da capital paraense, como as feiras do Ver-o-Peso e da 25 e ainda vindos de Santarém.

Estarão presentes o secretário de Comunicação do Estado, Ney Messias, idealizador do Terruá Pará, e a presidente da Rede Cultura de Comunicação, Adelaide Oliveira. O almoço marca também o lançamento do site do projeto (www.terruapara.com.br) com todas as informações sobre o show, biografia dos artistas e divulgação nas redes sociais.

Terruá
O nome, vindo do francês “terroir”, traduz o que há de especial e único em uma região, mas com um sotaque caboclo, que dá todo o sentido para a reunião que se verá nesse espetáculo. Carimbó, guitarrada, tecnobrega, chorinho, MPB tradicional e muitos outros ritmos estão nesse encontro que sintetiza a variada e original expressão musical do Pará. Serão dois dias de show (24 e 25 de junho), no Auditório Ibirapuera, com início sempre às 21h e transmissão ao vivo pela Rádio, TV e Portal Cultura do Pará (www.portalcultura.com.br).

A primeira edição do Terruá Pará, realizada em 2006, atraiu um público de mais de duas mil pessoas, em três dias de apresentações, com grande repercussão na mídia nacional, sendo considerada pela crítica especializada como um dos produtos culturais mais bem concebidos nos últimos tempos no Brasil. O elenco do Terruá Pará 2011 equilibra o tradicional e o contemporâneo, com música boa para todos os gostos e potencial para conquistar espaço no mercado brasileiro e internacional.

Estão no Terruá Pará Gaby Amarantos, Edilson Moreno, Charme do Choro, Dona Onete, Sebastião Tapajós, Pio Lobato, Solano, Felipe e Manoel Cordeiro, Quarteto de Cellos da Orquestra Jovem de Cellos da Amazônia, Paulo André Barata, Gang do Eletro, Carimbó Uirapuru de Marapanim e ainda as cantoras Lia Sophia e Luê Soares.

Eles serão acompanhados por uma banda base que reúne alguns dos maiores músicos paraenses: Luiz Pardal (maestro e arranjador), Félix Robatto (guitarra), Adriano Sousa (bateria), Calibre (baixo), Esdras Souza (saxofone) e Trio Manari (percussão).

Os produtores Carlos Eduardo Miranda e Cyz Zamorano são os responsáveis pela direção artística do show. Para eles, a diversidade é a principal característica da produção musical paraense. E é justamente essa diversidade que vai estar representada no palco paulistano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário