Até amanhã (quarta-feira) 25 de maio, 120 pescadores, já aptos a realizar o manejo do pirarucu, participam do curso de capacitação em Economia Familiar Rural, promovido no município de Fonte Boa pelo Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama).
Realizada em parceria com a Colônia de Pescadores Z52 de Fonte Boa, a capacitação está sendo focada nos custos de produção, na gestão das atividades e em informações que darão oportunidade aos participantes de desenvolver e implantar uma visão estratégica das atividades rurais, no caso, o manejo.
De acordo com o técnico do Proderam em Fonte Boa, Ananias Gomes da Silva, o conteúdo programático da atividade envolve conceitos e exercícios práticos sobre capital, patrimônio, balanço patrimonial, levantamento patrimonial custos de produção, indicadores econômicos análise de custos riscos e perspectivas, fluxo de caixa e demonstrativo de resultados.
“Entendemos que, de posse dessas informações, o empreendedor rural passará a ter uma visão diferenciada e poderá desenvolver suas atividades com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, Econômico, Cultural, Social e Político Ambiental”, destacou.
Simultaneamente à atividade de capacitação, estão sendo instalados 15 rádios fonias em comunidades estratégicas, com objetivo de fortalecer a fiscalização setorial, a mais importante das atividades do Manejo de Lago. “Acreditamos que com a fiscalização setorial reforçada o estoque dos recursos pesqueiros continuará a crescer e as atividades terão mais sucesso”, avaliou.
Criado pelo Governo do Estado do Amazonas, O Proderam tem objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população do interior do Estado, por meio da promoção da inclusão socioeconômica, pela ampliação do acesso a saúde, saneamento básico e pela geração de emprego e renda com sustentabilidade do meio ambiente.
A capacitação também será realizada em outros municípios. De acordo com o cronograma do Proderam, em Jutaí, será realizada de 27 maio a 4 junho, e, em Tonantins, de 6 a 15 de junho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário