Três organizações indígenas do Amazonas terão a oportunidade de divulgar e, principalmente, comercializar produtos como cestarias, colares com sementes, esculturas de cerâmica e bolsas, durante o Encontro de Negócios do El Corte Inglês, que será realizado nesta quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), a partir das 8h, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) – avenida Governador Danilo de Mattos Areosa, 381, Distrito Industrial, zona Sul).
Um grupo de empresários espanhóis veio a Manaus para conhecer os trabalhos, com intuito de criar intercâmbio para a comercialização do material na Europa. A ideia é efetuar um diagnóstico de como cada produto é feito, desde o manejo da matéria-prima até os dados estatísticos do número de peças produzidas por mês, para que, no futuro, a compra seja efetivada diretamente com a fonte, que é o próprio indígena.
O encontro é organizado pela Organização Não-Governamental (ONG) Native Original Products. As organizações convidadas pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) com presença confirmada são a Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (Amarn), a União das Mulheres Artesãs Indígenas de Santa Isabel do Rio Negro (Umai) e a Associação das Artesãs Indígenas Tikuna de Campo Alegre (AITCA), em São Paulo de Olivença.
“No dia 19, os espanhóis vão pessoalmente à sede da Amarn para ver de perto como o trabalho é produzido pela organização”, destaca o gerente da Coordenação de Promoção Cultural, Esporte e Lazer da Seind, Rafael Costódio.
O evento também terá a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e do Sindicato e da Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/AM).

Nenhum comentário:
Postar um comentário