A Polícia Civil de Roraima inicia a partir dessa terça-feira (31) um mutirão para regularizar inquéritos pendentes nos quatro distritos da Capital, anteriores a 2007, e também referentes à Promotoria da Saúde que tramitam no 1º DP. A partir do dia 15 de junho, o mutirão vai começar nas delegacias de Polícia do Interior, visando a concluir inquéritos anteriores a 2010.
De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Eduardo Henrique Batista, uma portaria instituiu uma comissão especial formada por 12 policiais civis (três delegados, três escrivães e seis agentes de polícia) que vão se dedicar ao trabalho de concluir os procedimentos para que possam ser encaminhados à Justiça, num prazo de 45 dias, que pode ser prorrogado.
A ideia do mutirão nasceu de uma reunião entre o diretor do DPJC, Eduardo Batista, e o delegado titular do 1º DP, Renê de Almeida, tendo em vista o grande volume de inquéritos não concluídos existentes nos distritos policiais, além de outros procedimentos, como Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO).
O mutirão, segundo o diretor, será sequenciado. Inicialmente, o alvo serão 450 inquéritos pendentes no 1° Distrito Policial. A comissão vai analisar todos os procedimentos que tramitam no distrito que precisam ser concluídos e encaminhados à Justiça.
Num segundo momento, outras três distritais (4º, 3º e 2º DPs) serão atendidas pela comissão. Segundo Eduardo Batista, o mutirão objetiva coibir a impunidade, reorganizar e otimizar as atividades de Polícia Judiciária de Roraima.
“O trabalho decorre da necessidade de instruir e concluir os inquéritos policiais com sucessivos pedidos de prazo nas unidades policiais subordinadas ao Departamento de Polícia Judiciária da Capital”, disse o diretor.
Os policiais que integram a comissão trabalharão no mutirão de segunda a sexta-feira. Os coordenadores dos trabalhos serão os delegados titulares de cada unidade. No 1º DP, onde as atividades começam nessa terça-feira, o coordenador será o delegado Renê de Almeida.
INTERIOR – O diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI), Fernando Olegário, informou que a partir do dia 15 de junho vai iniciar o mutirão especial em todas as delegacias de polícia do Interior. A meta é concluir procedimentos pendentes anteriores a 2010.
Sandra Lima

Nenhum comentário:
Postar um comentário