Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Parlamentares do Amazonas visitam municípios do Alto Rio Negro para verificar situação de comunidades indígenas

Deputados querem verificar serviço de saúde prestado aos indígenas, bem como o sistema educacional existente nas comunidades Yanomâmi.
A situação da população indígena na região do Alto Rio Negro preocupa parlamentares. O deputado estadual Sidney Leite e o deputado federal Pauderney Avelino, do DEM, viajam nesta sexta-feira (20) para a região. De acordo com a assessoria,  farão reuniões até o próximo sábado com representantes dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro. A agenda dos parlamentares inclui ainda uma visita à aldeia Maturacá, da etnia Yanomâmi, localizada em São Gabriel da Cachoeira.

Segundo Sidney Leite, que preside a Comissão de Educação e é membro da Comissão de Direitos Humanos e Assuntos Indígenas da Assembleia (ALE-AM), os deputados querem verificar in loco o serviço de saúde prestado pelo Governo Federal aos indígenas, bem como o sistema educacional existente nas comunidades Yanomâmi.

“Conhecemos o grave problema de desnutrição que afeta a maioria das etnias e por isso entendemos que só a atenção básica precária oferecida a essas populações não é suficiente para atendê-las. Além da saúde, nosso objetivo é checar como está o abastecimento de energia, água e o sistema de telefonia nas aldeias indígenas”, explica Sidney Leite.

O parlamentar democrata cita que em São Gabriel da Cachoeira o sistema de telefonia móvel é caótico. “Além disso, vários moradores da região já manifestaram sua dificuldade para utilizar os “orelhões” da empresa OI/Telemar, que em muitas comunidades estão instalados, mas não funcionam”, acrescenta.

Outra finalidade da visita dos parlamentares é conhecer a infraestrutura e a qualidade de atendimento oferecidas pelas Prefeituras em diversos setores das áreas urbanas, como, por exemplo: saneamento básico, sistema viário, educação, transporte escolar, saúde, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário