Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Parceria para negociar desapropriações na área da UHE Belo Monte

A Norte Energia, por intermédio da sua Diretoria Socioambiental, criou em parceria com a comunidade da região do rio Xingu uma Câmara Permanente de Negociação dos Afetados pela UHE Belo Monte. A Câmara funcionará como instrumento de acompanhamento e otimização do processo de reassentamento das pessoas que terão de deixar a área em consequência da construção da UHE Belo Monte, na Volta Grande do rio. O evento foi realizado no dia 27 de abril, quarta-feira, em Altamira, estado do Pará.
Na ocasião, foi novamente explicado para todos os presentes os critérios de indenização para as áreas e benfeitorias que serão desapropriadas na região rural do empreendimento. A Câmara Permanente de Negociação dos Afetados pela UHE Belo Monte se reunirá ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente sempre que necessário. Estima-se que cerca de 1.400 imóveis rurais devam de ser desapropriados.
Ronaldo Crusco, superintendente de Assuntos Fundiários da Norte Energia; Carlindo Silva, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura; João Pereira, do Conselho de Desenvolvimento Territorial da Região do Xingu; Paulo Medeiros, do Instituto Tecnológico Sustentável da Amazônia; Yarnel de Oliveira Campos, da Universidade Federal do Pará; Paulo Henrique Santos, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira; Evaldo França, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória de Xingu; João Prado, da Central Regional de Apoio à Agricultura e Pesca; Sebastião de Castro Silva, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Paksamba; Gilson do Nascimento, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Altamira; William de Oliveira, da Superintendência de Assuntos Fundiários da Norte Energia; e Gerson Antônio Fernandes, consultor jurídico da Norte Energia, participaram da solenidade de criação da Câmara Permanente, que também funcionária como uma instância mediadora de conflitos, buscando solução para momentos de impasse.
Com a criação da Câmara Permanente de Negociação dos Afetados pela UHE Belo Monte a Norte Energia dá mais um passo em direção a consolidação da usina da Volta Grande do Rio Xingu e mostra, mais uma vez, que sua atuação se dá em estreita parceria com todos os agentes envolvidos no processo de construção da Usina Belo Monte. Ao mesmo tempo, prosseguem nos municípios de influência do empreendimento as obras antecipatórias, como escolas, postos de saúde e sistema de saneamento básico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário