Ainda em 2011, pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) deverão implantar um projeto piloto de geração de energia solar fotovoltaica e eólica acoplado com um sistema de armazenamento a hidrogênico eletrolítico com capacidade instalada de 5kW.
Localizado no campus Itaperi da UECE, em Fortaleza, o projeto é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a UECE, e já dispõe de R$ 250 mil para a contratação de sete pesquisadores. Os pesquisadores agora negociam com o governo estadual um financiamento para a compra dos equipamentos.
Segundo o físico e engenheiro mecânico e idealizador do sistema, Elissandro Monteiro do Sacramento, que faz seu doutorado no Universidade Federal do Ceará, “o apoio do CNPq vem sendo de fundamental importância para concretizarmos uma ideia formatada há cerca de três anos”.
O potencial solar do estado foi comprovado após a elaboração do mapa eólico, disse Sacramento.
Uma das inovações do projeto é armazenar a energia produzindo hidrogênio por meio de eletrólise, mais conhecido como célula combustível.
“Trabalharmos num sistema de controle que nos permita usar as fontes eólica e solar e armazenarmos o excedente de energia sob a forma de hidrogênio eletrolítico”, explicou Sacramento. “Este hidrogênio será reconvertido em energia elétrica de forma a amenizar os efeitos intermitentes das gerações eólica e solar”.
O pesquisador argumenta que “este tipo de empreendimento, que utiliza somente formas sustentáveis para geração de energia de energia elétrica, a partir de fontes renováveis, é uma escolha inteiramente correta sob o aspecto ecológico”.
O objetivo final da iniciativa é contribuir para a redução dos custos de produzir energia elétrica a partir de combustíveis fôsseis.
“Decisões estratégicas que busquem conciliar o tripé desenvolvimento - o econômico, o bem estar da sociedade e a preservação do meio ambiente - devem ser priorizadas, de forma a caminharmos na direção de um futuro sustentável”, concluiu Sacramento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário