Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Toyota investe em abastecimento sem fio para carros elétricos

Tecnologia desenvolvida pela companhia americana WiTricity pode facilitar e agilizar o processo para 'recarregamento' do veículos

A WiTricity anunciou nesta quarta-feira (28/4) que assinou um acordo com a montadora Toyota para o desenvolvimento de um carregador wireless para carros elétricos da companhia, como o Prius. A pequena empresa baseada em Massachusetts é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia que permite a transmissão de eletricidade sem fio entre dispositivos.

Com a tecnologia, a Toyota espera tornar o carregamento dos carros mais práticos. Bastaria que o usuário estacionasse ao lado de um ponto de recarga e aguardasse o abastecimento, sem a necessidade de nenhuma conexão entre fios.

Diferente de outros métodos de indução elétrica, o sistema desenvolvido pela WiTricity não requer qualquer tipo de contato entre e a fonte de energia e o dispositivo a ser carregado. Através de um emissor de ressonância magnética a eletricidade seria transferida para um receptor instalado no carro. Segundo a companhia, a energia pode ser transferida sem dificuldades através de obstáculos como paredes.

A Toyota não é a primeira montadora a se interessar em tecnologias para o carregamento sem fios em carros elétricos. Em janeiro do ano passado, a General Motors anunciou uma parceria com a Powermat em uma apresentação durante a Consumer Electronics Show (CES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário