Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Parque Botânico Vale expõe peças que retratam o cotidiano indígena

Está em cartaz no Parque Botânico Vale a exposição “Upaon-açu”, do artista maranhense Jean Charles. Até o dia 15 de maio, o público poderá conferir a mostra com 27 peças de cerâmica que retratam aspectos ideológicos e históricos do cotidiano indígena. A exposição integra a programação de abril do Parque Botânico, que inclui lançamento de livro, palestras e oficinas.


Para criar as peças, Jean Charles utilizou argila como principal matéria prima. Ele revela que buscou inspiração nas toadas interpretadas pelo compositor e cantador de bumba meu boi, Humberto do Maracanã, para retratar 27 aldeias Tupinambás que habitavam São Luís antes da fundação da cidade. O artista começou a trabalhar profissionalmente no final da década de 90 e já conquistou 21 prêmios com a sua arte.


Lançamento


Nesta quinta-feira, 14/04, às 15h, acontece o lançamento do livro “APA do Maracanã: subsídios ao manejo e à educação ambiental”. A publicação reúne trabalhos produzidos pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Maranhão (GPEAMA), vinculado ao departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UFMA).


Entre os temas abordados estão os aspectos ambientais e socioculturais da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã, unidade de conservação que este ano completa 20 anos de criação pelo governo estadual. Durante a cerimônia de lançamento, os pesquisadores fazem palestra sobre o tema central do livro.


Palestras e oficinas


Ainda no mês de abril outras atividades serão realizadas. No dia 15/04, os estudantes de ensino fundamental poderão conferir a palestra “Desmatamento e Queimadas” em dois horários: 10h e 15h. Os estudantes irão aprender com o grupo de orientadores do Parque Botânico como o desmatamento das florestas podem causar queimadas que prejudicam o meio ambiente.


Os estudantes do ensino fundamental que visitarem o Parque também terão acesso a informações sobre a história de formação e tipo de solos, sua importância e conservação por meio da exposição “Tipos de solos”, que fica em cartaz até o dia 23/04, das 8h às 16h.


Para encerrar a programação, estarão disponíveis para agendamento uma série de oficinas de artesanato com temas diversos: reaproveitamento com tecidos de sombrinhas; produção de chaveiros ecológicos, papel reciclado, entre outras. O objetivo é apresentar aos participantes outras formas de reutilizar  o material reciclado na confecção de novos produtos. Para participar das palestras e oficinas é necessário fazer inscrição pelo telefone 3218-6245. As vagas são limitadas. O Parque Botânico Vale está localizado na avenida dos Portugueses, s/n, Anjo da Guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário