Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Em Belém, Assistência Social é discutida em Encontro Nacional

A abertura do 13º Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social aconteceu na noite desta segunda-feira (18), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e reuniu um público de mais de duas mil pessoas, formado por secretários e gestores dos 27 estados brasileiros e representantes dos 144 municípios paraenses, todos interessados em discutir os desafios do Sistema Único de Assistência Social (Suas).


Na ocasião, o chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, que esteve no evento representando o governador Simão Jatene, falou sobre a importância que o encontro representa para o Estado do Pará. "Através deste encontro, todos os estados poderão se conhecer, trocar experiências, deixar a desigualdade de lado, aprender e pensar em providências que possam fortalecer o sistema de assistência social" ressaltou.


O senador Flexa Ribeiro (PSDB), que também esteve no evento, anunciou que defende a aprovação da lei que institui o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e regulamenta a atividade. Ele, que é relator do PL-Suas na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, garantiu que até o mês de maio deste ano o modelo de gestão deverá ser implantado no país.


A sanção do projeto garantirá que a população receba atendimento sócio-assistencial necessário de forma descentralizada, através de programas e projetos desenvolvidos pelo estado e município, sob a coordenação nacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).


Representantes do MDS que participaram da abertura do encontro enfatizaram a necessidade da união de todas as esferas do governo. "Existem muitas famílias que precisam de assistência e é nisso que temos que focar. Os municípios precisam identificar onde estão essas carências e elaborar ações conjuntas, porque trabalhar de forma isolada não dará resultado", disse a secretária Nacional de Segurança Alimentar, Maya Takagi.


Na opinião do Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Carlos Eduardo Ferrari, a implantação do Suas no país tem uma importância histórica. "O Suas é uma grande revolução que o Brasil precisa ter para poder crescer. Estado e município precisam atuar juntos para compreender as diferenças e as dificuldades", finalizou.


Participaram da solenidade o prefeito de Belém, Duciomar Costa, o deputado federal Arnaldo Jordy, a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), Tetê Santos, a secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colim e o secretário Nacional de Renda e Cidadania, Tiago Falcão.


O evento continuará até o dia 20. Nesta terça-feira (19), haverá uma assembleia geral com os gestores sobre os desafios regionais dos colegiados na gestão municipal. A programação também contará com debates, mesas redondas, painel e premiações. 

Apoiam o evento o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Sedes), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Instituto de Artes do Pará (IAP) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A realização é do Congemas, com apoio do Coegemas Pará, e a execução da Boeing Turismo e Eventos.

Programação
Dia 19 de abril
9h - Plenária Geral de Gestores/ Assembleia - Os desafios Regionais dos Colegiados na Gestão Municipal do Suas: socializando os relatórios dos encontros regionais.
12:30h - Almoço
13:30h - Painel - As competências e responsabilidades da instância municipal na efetiva descentralização do Suas: construindo uma agenda nacional.
17:30h- Coffee break
18:30h às 20:30h - Solenidade premiação Boas Práticas de Gestão /Congemas.
Dia 20 de abril
8h às 12h:
Coloquios I - Articulação Intersetorial
Coloquios II - Suas e Sistema de Garantia De Direitos
Coloquios III - Gestão do Suas
Colquios IV - Organização dos Serviços de Proteção Básica
Colquios V - Organização dos Serviços De Proteção Especial
12h - Almoço
13:30h às 17:30h: Articulação Intersetorial Suas e Sistema de Garantia de Direitos
18h - Encerramento

                                                                                                                                   Bruna Campos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário