O Acre é o novo destino brasileiro para quem quer praticar o Ecoturismo. O estado mais novo do país está investindo em atrações que aproximem os turistas da natureza para incentivar o desenvolvimento sustentável local
O território se tornou uma vitrine após a criação da Estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica, que liga a cidade de Assis Brasil a Cuzco, no Peru. A construção colocou o pequeno estado brasileiro no meio de um dos corredores turísticos mais importantes da América Latina.
Entre os atrativos estão belas paisagens naturais, trilhas, aventuras em tirolesas em meio à mata, diversidade de fauna, flora e alimentação típica da região. O arborismo é uma das atividades preferidas, a referência nessa prática é o Eco-Park Ayshawa, no município de Xapuri, na região sul do estado. O complexo abriga um circuito de 250 metros, com obstáculos nas árvores e ainda duas tirolesas com 60 e cem metros de comprimento cada uma. A cidade, onde nasceu Chico Mendes, também abriga museus e detalhes que contam boa parte da história do sindicalista e ativista ambiental, falecido em 1988.
A culinária é outro atrativo do paraíso natural quase desconhecido que é o Acre. O creme de cupuaçu é a sobremesa mais famosa da região, que é apreciada após um tacacá, mistura que leva mandioca, pimenta, jambu e camarão, e que os acrianos não dispensam de forma alguma.
Os passeios pela mata, entre os seringais e seringueiros, também reserva aventuras e experiências únicas, como o encontro com a Rainha da Floresta, uma árvore da espécie sumaúma, com mais de mil anos de idade. No trajeto é comum encontrar uma grande diversidade de plantas e animais vivendo em total harmonia.
O governo e os empresários acrianos acreditam que esse destino possa estar em breve entre os mais cobiçados do Brasil, por isso trabalham para oferecer qualidade aos turistas e manter preservado o principal bem do estado que é a sua beleza natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário