Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Placas Tectônicas

O manto possui um total de 12 placas tectônicas que estão na Astenosfera, e entre elas estão a Placa da América do Sul, a Africana, e a de Nazca.
 
O que faz com que essas placas se movam são as Correntes de Convecção, na Astenosfera causadas pela diferença de temperatura.

Entre essas placas ocorrem vários fenômenos, específicos para cada tipo de contato entre as placas.

Entre a Placa Africana e a de América do Sul ocorre a Dorsal Meso – Atlântica – que é uma cadeia montanhosa onde é expelido material da Astenosfera. Ali esta localizada a cordilheira Meso – Atlântica, a cadeia montanhosa submersa mais importante do mundo. Com a II guerra mundial e o uso de submarinos sonares foi que a Meso-Atlântica foi descoberta e o estudo das placas tectônicas começou. 

O material expelido pela Dorsal Meso Atlântica se acumula no assoalho oceânico entre a placa da América do sul e a africana. Esse material empurra as duas placas em sentidos opostos que por sua vez empurram as outras. 

Outro fenômeno que ocorre é o afundamento da placa de Nazca. Quando a placa da América do Sul é empurrada pela placa Africana, ela se choca com a de Nazca que por ser uma placa oceânica é mais pesada e afunda, penetrando o manto. Quando ela penetra vira magma, e estudos comprovam que ela logo desaparecerá. 
as regiões de encontro entre placas surge uma área chamada de Área de Instabilidade, essa está marcada por ter presença de terremotos, vulcões, e cordilheiras montanhosas.
O Brasil não têm terremotos pelo fato de estar localizado bem ao centro lesteda placa sul americana, portanto bem longe das áreas de instabilidade onde ocorrem terremotos e vulcões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário