Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 31 de março de 2011

Parceria de pesquisa vai conhecer melhor a região da Pirelli

Convênio entre o Instituto Evandro Chagas e o Museu Goeldi poderá viabilizar a pesquisa integrada na área de natureza preservada próxima à região metropolitana de Belém
O Governo do Estado do Pará e o Instituto Evandro Chagas se preparam para assinar um convênio que visa à implantação de um Centro de Pesquisa, localizado na área do Parque Ambiental da Pirelli, próximo à região metropolitana de Belém. Nessa parceria, o Museu Paraense Emílio Goeldi se faz presente diante da necessidade de se realizar um diagnóstico da fauna e da flora no local, que abrange 8 mil hectares, para conhecer a sua biodiversidade. A expectativa é de que o novo centro de pesquisa seja local de produção de conhecimento sobre a Amazônia, com destaque para a área de saúde – foco do Instituto Evandro Chagas.

Parceria – Para Nilson Gabas, Diretor do Museu Goeldi, o trabalho em parceria é muito bem vindo porque além de estreitar os laços institucionais vai permitir um levantamento acurado da área e posteriormente a elaboração de uma agenda de pesquisa. ParaElizabeth Santos, Diretora do Instituto Evandro Chagas, apesar das instituições serem distintas nas suas áreas de atuação elas também são complementares.

A região da Pirelli, que abrange quatro municípios, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel, é, segundo o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do Goeldi, Ulisses Gallati, uma das poucas áreas remanescentes da floresta nativa da Grande Belém e nunca teve uma ação de pesquisa integrada com foco na sua fauna e flora dirigida pela instituição de pesquisa – apenas estudos pontuais. E isso acontece, justamente, por ser uma área próxima à cidade e bem conservada.

Gallati ressalta ainda a importância de se ter um conhecimento maior sobre a Pirelli, que faz parte do Centro de Endemismo Belém – uma região já bastante degradada. Assim, uma expectativa para os futuros estudos na região é de que sejam encontradas espécies de relevância para região e também aquelas ameaçadas de extinção, já que se espera que se confirme a hipótese da Pirelli ser um local de refúgios de espécies que tiveram o seu habitat transformado ao longo do processo de crescimento da Grande Belém

A área da Pirelli, porém, já tem sido alvo de pesquisas desenvolvidas pelo Goeldi. Os estudos no campo da Biodiversidade ocorreram em nível de iniciação científica e pós-graduação e no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Biodiversidade e Uso da Terra ligado ao Museu, o que demonstra que as pesquisas já se encontram na pauta de investigação no MPEG. “E isso mostra a confluência das atividades dessas instituições”, afirma Galatti.

O início das atividades na Pirelli aguardam a assinatura de convênio entre o Governo do Estado e o Instituto Evandro Chagas, que deve acontecer no primeiro semestre de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário