A técnica de Upcycle consiste em dar nova utilidade a coisas que parecem não ter mais serventia. Através dela, quase tudo pode ser reaproveitado. Os pallets, usados em transportes de carga, são bons exemplos disso. Estes objetos são feitos normalmente a partir de três tipos de matéria-prima: madeira, metal ou plástico. Dos três, o modelo mais comum e barato é o de madeira, que são encontrados facilmente em comércio atacadista e empresas de transporte. Após perderem a sua função original, os pallets são muitas vezes descartados em aterros ou em meio aos entulhos.
Diante desse cenário e enxergando a enorme utilidade que esses materiais de madeira poderiam ter, a designer inglesa Nina Tolstrup resolveu dar um final diferente a essa história. Ela transformou os pallets em diversos móveis.
A moda está sendo seguida no Brasil, através do arquiteto Maurício Arruda, que em entrevista à revista Casa Claudia informou que o intuito é disseminar a ideia para que um número cada vez maior de pessoas a coloquem em prática.
Ele firmou parceria com o Ceagesp de São Paulo, para retirar as madeiras jogadas fora no mercado e garante que quanto mais pessoas trabalharem com base nesse conceito, mais material será reaproveitado. “É o que queremos”, finaliza ele.
Por ser uma técnica simples qualquer pessoa com um pouco de prática no manuseio de madeira pode obter bons resultados e fazer os mais diversos tipos de móveis. As criações ainda podem ser comercializadas, gerando renda.
Aqueles que preferem comprar o artefato pronto podem visitar a loja Coletivo Amor de Madre, na capital paulista, e escolher a reutilização de pallet que lhe for mais agradável.

Nenhum comentário:
Postar um comentário