Os palestrantes são profissionais conhecidos no mercado e vão abordar temas atuais e de grande interesse da população
As apresentações, com duração média de 45 minutos, vão acontecer nos auditórios do Palácio das Convenções do Anhembi, com entrada franca.
Grade de Palestras
Dia 28 de março – segunda-feira - auditório 2 – 130 lugares
14 horas – Segurança Alimentar e os Antibióticos utilizados na produção animal
Palestrante: Reginaldo Morikawa, Gerente da Korin Agricultura Natural, empresa brasileira, baseada na agricultura preconizada por Mokiti Okada, com valores de respeito à natureza, ao produtor e ao consumidor.
15 horas – A sustentabilidade como alavanca geradora de negócios para o turismo
Palestrante: Altair Assumpção – superintendente executivo de desenvolvimento de negócios sustentáveis do banco Santander
16 horas – workshop - Plataforma Sinergia
Leis e requerimentos em sustentabilidade para o setor
Palestrante – José Valverde - Secretário Parlamentar do Gabinete Deputado Federal Arnaldo Jardim na Câmara dos Deputados.
Tema - Lidando com os desafios e oportunidades face a Lei de resíduos sólidos
Palestrante – Fabricio Soler - Coordenador do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Felsberg e Associados.
Tema - Requerimentos de sustentabilidade COPA 2014 / MMA e o Ministério dos Esportes.
As melhores práticas:
Palestrante – Marilena Lavoratto – Presidente do Instituto Mais
Tema -- As melhores práticas socioambientais e o círculo virtuoso do aprendizado à ação.
Palestrante – Luis Fernando Penteado - Mestre pela PUC-SP, na disciplina de Direitos Difusos e Coletivos, com ênfase na área de Meio Ambiente.
Tema - Apresentação do "case" PRANA
Palestrante – Carlos R V Silva Filho -
Tema - A Gestão de Resíduos em Mega Eventos "case" ISWA / ABRELPE - inédito no país
Acelerando em soluções pró-sustentabilidade:
Palestrante – Rosana Perrotti - Presidente da Plataforma Sinergia
Tema - Inovando em SINERGIA, através das melhores práticas socioambientais.
Dia 29 de março – terça-feira - auditório 1 – 300 lugares
17 horas – workshop sobre arquitetura sustentável com o tema: Arquitetura Sustentável para hotéis e restaurantes
Duração: 1 hora e 30 minutos
Palestrantes: arquitetas Karla Cunha, Camila Simhon, Cristina Shahini e Sílvia Manfredi
Moderador: Ivan Baldini
Dia 30 de março – quarta-feira - auditório 2 – 130 lugares
14 horas – Programa Pura
Palestrante: Ronaldo Gonçalves – gerente do Projeto Pura da SABESP
15 horas – Gastronomia Orgânica e Funcional
Palestrante: chef Renato Caleffi, do Le Manjue Bistrô, Gastronomia Orgânica e Contemporânea
16 horas – Projeto Água na Jarra
Palestrante: Economista Letycia Janot representante da ONG Água na Jarra - entidade que preconiza o uso da água fornecida pelo serviço público e de embalagens de vidro para o consumo de água em vez de
embalagens pet.
17 horas – Coleta e destinação de óleo de cozinha
Palestrante: Dra. Célia Marcondes, da Ecóleo - Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível. Reúne e orienta os coletadores de óleo de fritura, divulga os eco pontos de coleta e monitora a destinação do óleo usado em todo Brasil
18 horas – Orgânicos: Diferencial Competitivo e Oportunidades de Negócios.
Palestrantes Ricardo Cerveira e Priscila Terrazzan, representantes da Caravana Copa Orgânica - evento itinerante, que visa propagar informações sobre o mercado de alimentos orgânicos e as oportunidades de negócios do setor
I Mostra de Sustentabilidade para Hotéis, Restaurantes e Turismo
O evento é organizado pelas empresas Orgânicos & Funcionais e Conexão Marketing Eventos, paraa CNTur e Abresi e pretende adequar o setor de hotéis e restaurantes às exigências do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, que deverá atrair ao Brasil mais de dois milhões de turistas estrangeiros.
Sérgio Chamma, diretor da Orgânicos & Funcionais, diz que a idéia da I Mostra de Sustentabilidade foi do Presidente da CNTur Dr. Nelson de Abreu Pinto, e surgiu da orientação da FIFA ao Ministério do Turismo do Brasil sobre a necessidade dos setores de hotelaria e gastronomia se adequarem às realidades praticadas por outros países que sediaram a Copa do Mundo a implementarem conceitos de consumo consciente, com práticas de alimentação orgânica e sustentabilidade.
A I Mostra de Sustentabilidade acontece dentro da FISTUR porque, conforme Sérgio Chamma, sua apoiadora, a CNTur, é a única entidade de classe reconhecida pelo Ministério do Turismo com expertise para preparar e capacitar o setor de hotelaria e gastronomia para um evento do porte da copa do mundo.”
O evento vai apresentar as tendências, negócios, inovações em produtos e serviços sustentáveis para o setor. Deverá fomentar o encontro de empresas do segmento de produtos naturais, orgânicos e sustentáveis, promovendo a conscientização do público sobre mudanças de hábito, melhoria da qualidade vida e preservação do meio ambiente por meio do desenvolvimento econômico e auto-sustentável.
Fomentar o intercambio comercial do setor “verde” aproximando fornecedores e industriais de empresários de hotéis e restaurantes para a promoção, divulgação e comercialização conjunta do conceito de sustentabilidade e alimentação orgânica também é foco da Mostra.

Nenhum comentário:
Postar um comentário