Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Oficinas de comunicação popular movimentam o Festival da Pororoca

Com o objetivo de democratizar o acesso à informação, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) promove em São Domingos do Capim, município do nordeste do Pará, a primeira Jornada das Oficinas de Comunicação Popular, em uma programação paralela ao Festival da Pororoca. Desde terça-feira (15), uma equipe da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secom está na cidade para o evento. 

A primeira jornada, que está despertando o interesse do público, oferece oficinas de audiovisual, desenho e fotografia, com 60 vagas, todas já preenchidas. O instrutor da Oficina de Desenho, Cássio Tavernard, informou que estão sendo repassadas noções de perspectivas, luz e sombra, e o desenho de observação.

Nesta sexta-feira (18), os alunos farão um passeio pela cidade. "Vamos começar pela orla e terminar no vilarejo Tóio. Cada um levará sua prancheta e eles farão desenhos de observação", explicou o instrutor, relatando que até agora os exercícios só haviam se desenvolvido em sala de aula, e serão complementados com a aula externa. "Como a oficina tem um período curto, de 12 horas, ela serve basicamente para despertar o interesse e criar estímulo. Na verdade, é uma oficina de iniciação", finalizou.

O resultado das oficinas será visto em uma mostra cultural, que será exibida em uma arena da cidade. "O objetivo das oficinas é estimular o aprendizado, a participação popular em eventos que envolvam essas mídias", afirmou Helena Saria, diretora de Comunicação Popular e Comunitária da Secom.

A próxima Jornada de Oficinas ocorrerá em Belém, de 28 de março a 1º de abril, na Escola Estadual Palmira Gabriel, localizada na Avenida Augusto Montenegro. Além das oficinas de vídeo, fotografia e desenho, serão desenvolvidas também as de rádio e web.

Rosa Borges       

Nenhum comentário:

Postar um comentário