A Eletrosul planeja instalar neste ano a maior usina de energia solar do Brasil. A proposta é de que até abril comece a licitação para o fornecimento das placas que serão usadas no projeto chamado Megawatt Solar.
A pretensão da empresa é de que a usina seja capaz de produzir até 1.200 megawatts/hora por ano. Esse potencial seria o suficiente para suprir as necessidades energéticas de 570 residências.
O local escolhido para a instalação dos painéis solares foi o próprio telhado da empresa, na capital catarinense, Florianópolis. A área possui oito mil metros quadrados que serão totalmente ocupados pela tecnologia de geração limpa de energia.
Em 2009, a Eletrosul iniciou os estudos de viabilização do plano. Inicialmente foi instalado um projeto piloto em um estacionamento antigo próximo a sede da empresa. Durante os testes foram produzidos 18,8 MW/h usados nas instalações empresariais.
Mesmo que essa seja, por enquanto, uma alternativa cara, a companhia pretende comercializar a energia. A esperança é de que ela se torne mais atrativa graças ao “selo” de energia limpa que será oferecido aos compradores.
Além disso, a empresa conta com a ajuda do banco alemão KfW Bankengruppe, que forneceu 2,8 milhões de euros. O valor total para que a obra seja concluída é de R$ 10 milhões e a comercialização será feita a R$ 500 a cada megawatt-hora.
Segundo o gerente de planejamento de geração da Eletrosul, Rafael Takasaki, é certo que a usina entrará em funcionamento ainda em 2011, mesmo que ela não inicie seus trabalhos com a capacidade total.

Nenhum comentário:
Postar um comentário