Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 22 de março de 2011

Índice de recirculação da água aumenta na Usiminas e chega a 95%

Empresa contribuiu para que 1,41 bilhão de m3 de água deixasse de ser retirado do meio ambiente em 2010 
A Usiminas emprega tecnologias que permitem reutilizar a água de forma contínua no processo produtivo. O resultado é que as duas plantas siderúrgicas da empresa, localizadas em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP), passaram a reaproveitar 95% (ou 1,41 bilhão de m3 em 2010) de toda a água doce necessária ao processo de produção – em 1997, por exemplo, o índice era de 88%.

A água é utilizada em várias fases do processo de produção de aço, sendo uma de suas funções mais importantes o resfriamento de equipamentos e do aço fabricado. Os investimentos da Usiminas para uso eficiente da água se concentraram nos últimos anos na construção de sistemas de recirculação de água e Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), utilizando técnicas como, por exemplo, decantação, floculação e filtragem.

Essas ações permitem que a água captada por meio de outorgas legais no rio Piracicaba, para a Usina de Ipatinga, e no rio Mogi, para a Usina de Cubatão, seja reutilizada de forma contínua na linha de produção. Assim, apenas cerca de 5% da água doce de que as Usinas necessitam para produzir aço é captada. O objetivo é repor a quantidade que evapora ao entrar em contato com altas temperaturas.

“A Usiminas tem um histórico significativo de esforço para aumentar a eficiência na utilização da água em seu processo produtivo”, explica o especialista de Meio Ambiente da empresa, Eduardo Figueiredo. A reutilização da água no processo industrial traz dois benefícios diretos. De um lado, um volume menor de água é captado do meio ambiente e, de outro, há redução do lançamento de efluentes tratados nos rios ou estuário.

Ações externas – A Usiminas também participa de forma ativa de projetos externos voltados para a preservaçao do meio ambiente, como o programa Mata Ciliar. O objetivo é recuperar e manter a cobertura vegetal nas margens esquerdas dos rios Piracicaba e Doce, nos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Santana do Paraíso, em uma área total de 185 hectares. Com o programa, a empresa contribuiu para a recuperação da qualidade da água dos rios, manutenção da estabilidade de seus leitos e minimização do assoreamento.

Reconhecimento - O compromisso da Usiminas para a preservação do meio ambiente e redução dos impactos de suas atividades industriais tem sido reconhecido nos últimos anos por meio de certificações e prêmios. A empresa foi a primeira no setor siderúrgico brasileiro – e a segunda no mundo – a obter a certificação ISO 14001. Em 2010, os produtos comercializados pela Usiminas cumpriram as rigorosas exigências ambientais das diretivas internacionais RoHS e ELV, os chamados “selos verdes”, que monitoram iniciativas de proteção do solo, da água e do ar contra a poluição, com a restrição do uso de determinadas substâncias, como chumbo, mercúrio e cádmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário