Este ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente se alia à proposta do Ano Internacional das Florestas, e elege “Florestas: a Natureza a seu Serviço” como as palavras de ordem no desenvolvimento de economias mais justas, que possam equilibrar as necessidades financeiras e sociais de suas populações à preservação dos ecossistemas locais.
O Dia Mundial do Meio Ambiente ainda está longe – ele é celebrado em 5 de junho. Mas no final de fevereiro o país sede da comemoração foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA): será a Índia.
Mas, por que a Índia?
Além de ser uma das economias mundiais que mais investe em crescimento verde, a Índia é o sétimo maior país do mundo (em extensão territorial) e em suas terras podemos encontrar desde as montanhas geladas do Himalaia, ao norte, até as florestas tropicais e o clima quente do sul. Mar e montanha, gelo e calor, são características opostas que determinam a natureza do país. A identidade natural da Índia é muito diversificada, como se em suas terras pudéssemos encontrar vários países em um.
O site do Consulado Geral da Índia informa que o país já é auto-suficiente em sua produção agrícola, e é o décimo em desenvolvimento do mundo. O potencial indiano para a proteção dos recursos naturais é enorme, mas, como sabemos, grande também é a problemática da má-utilização desses recursos nos países em desenvolvimento, de modo geral.
O crescimento econômico baseado na agricultura, a industrialização, a produção de carvão e o crescimento urbano levaram à extinção de uma série de espécies típicas da fauna indiana. De acordo com o site do Consulado, cerca de 1336 espécies de plantas são consideradas vulneráveis ou em perigo de extinção no país. Outras 20 espécies já são consideradas extintas pois nos últimos 10 anos nunca mais foram vistas.
De acordo com o PNUMA, em um recente processo de preservação de seu ecossistema, a Índia introduziu com êxito projetos de monitoramento de plantas, animais, água e de outros recursos naturais do país. Lançou, ainda, um programa de arborização cujas verbas compensatórias são usadas para melhorar o manejo florestal, a proteção de áreas verdes e mananciais. A Índia está também desenvolvendo atualmente um dos maiores projetos de energia verde.
Assim, a escolha da Índia como sede do Dia Mundial do Meio Ambiente tem, além de um valor político e simbólico, um sentido didático de levar à população mundial a mensagem da preservação e a necessidade urgente de se rever a noção de desenvolvimento para os países que caminham nesta direção. Torçamos para que iniciativas assim continuem sendo desenvolvidas, e que o país sede do sirva de exemplo às demais economias mundiais.
Por Essetalmeioambiente


Nenhum comentário:
Postar um comentário