Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Energia Elétrica: saiba usar para evitar acidentes

O uso seguro e racional da energia elétrica deve ser um hábito de todo brasileiro. Sabendo usar bem este recurso, além de gastar pouco dinheiro, evita graves acidentes. Quem passou a contar com o benefício da energia elétrica em sua casa, com o Programa Luz para Todos, do governo federal, precisa saber que é preciso usar a energia de maneira inteligente e correta.

Medidas simples como apagar a luz ao sair de um cômodo, ou desligar a televisão quando não tiver ninguém assistindo, podem fazer muita diferença na conta de luz. Em muitas casas, a energia  consumida por um aparelho de TV já responde por 10% da conta. Além disso, na hora de usar a eletricidade, é bom lembrar que toda economia de uma casa ou de um estabelecimento comercial pode resultar no melhor aproveitamento da energia em áreas importantes para a comunidade, como escolas e hospitais.

Uma das consequências mais sérias no uso indevido da eletricidade é o choque elétrico, ou seja, a passagem da corrente elétrica pelo corpo. Ao encostar em fios desencapados, por exemplo, o corpo humano serve de caminho para a corrente elétrica, que segue sempre em direção à terra. Os resultados são queimaduras, ferimentos e até mesmo a morte. Também é preciso tomar cuidado para evitar ligar eletrodomésticos em locais com água ou umidade, ou com as mãos ou os pés molhados, o que torna o choque ainda mais perigoso.

Ao usar o chuveiro elétrico,  não mude a chave liga-desliga ou verão-inverno com o chuveiro ainda ligado. Esta ação pode causar um choque fatal. Também é aconselhável instalar o fio terra (verde e amarelo) que sai do chuveiro no fio neutro ou no fio de proteção, se sua casa já possui esta instalação.

Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Ao trocá-la, evite tocar na parte metálica do bocal ou na rosca da lâmpada. O ideal é segurar a lâmpada pelo vidro e não exagerar na força ao colocá-la, para não quebrá-la.

Comece a economizar chamando um eletricista de sua confiança. Peça a ele que faça uma revisão na rede elétrica de sua casa para ver se há algum risco ou perda de energia. Com o bom funcionamento da rede, os gastos com energia em sua casa serão apenas dos aparelhos elétricos utilizados, e o risco de acidentes graves - como incêndios - serão evitados.

Outra atitude importante é saber escolher os aparelhos elétricos. Só adquira os que realmente vão trazer benefícios para sua família e para seu trabalho. Na hora de comprar, verifique se o eletrodoméstico tem a etiqueta do Inmetro, que garante a segurança e a qualidade do aparelho, e do Procel, que indica a eficiência energética do aparelho.

Alguns cuidados e atenção no manuseio de aparelhos elétricos são importantes para gerar economia e podem até salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário