Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Barcelona incentiva população a reciclar óleo de cozinha

Barcelona é a maior cidade da comunidade da Catalunha. Mesmo sendo famosa por sua cultura e pelo time de futebol que carrega o seu nome, a cidade também disponibilizou uma inovação para a coleta de óleo de cozinha usado aos seus habitantes.

Os centros de reciclagem chamados de “Pontos Verdes” estão espalhados pela cidade, prontos a receberem os mais diversos tipos de óleo de cozinha. Para facilitar e incentivar a população a aderir ao projeto, o Conselho da Cidade de Barcelona criou os Olipot.

O acessório é muito mais eficiente que as garrafas plásticas. Ele foi elaborado para tornar o processo de reciclagem o mais limpo possível, por isso possui um filtro que separar os restos de comida do óleo. Além disso, ele possui uma fita isolante que protege o usuário do contato com o óleo quente, que pode ser despejado no recipiente em temperatura de até 180º. 

Somente em 2010 os “Pontos Verdes” recolheram 195.136 litros de óleo de diversos tipos: soja, girassol, vegetal e até mesmo azeite. Todo esse montante foi destinado a usinas de reciclagem que os transformou em biodiesel, sabão e tinta.

O óleo de cozinha é um item muito importante na lista dos recicláveis. Ele merece atenção especial, pois ao ser descartado inadequadamente pode resultar na contaminação de milhões de litros de água. Além disso, esse resíduo jamais deve ser jogado em pias, porque pode causar danos à tubulação e mau cheiro.

Diversas cidades brasileiras, assim como Barcelona, possuem projetos que incentivam a população a descartar corretamente esse resíduo. No site da Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível (Ecóleo) é possível identificar os postos de coleta em todo o país.  Saiba mais em www.ecoleo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário