A Vale anunciou ontem que adquiriu o controle da Biopalma da Amazônia, produtora de óleo de palma, matéria-prima para a fabricação de biodiesel. A empresa, produtora de óleo palma, matéria-prima para a produção de biodiesel, possui seis pólos de produção em desenvolvimento na região do Vale do Acará e Baixo Tocantins, no Pará.
A Vale informou que o objetivo da aquisição é utilizar um combustível mais limpo para alimentar sua frota de locomotivas, máquinas e equipamentos de grande porte em suas operações no Brasil. Em 2009, quando anunciou a parceria com a Biopalma, a Vale planejava investimentos de US$ 305 milhões na produção de biodiesel. O biodiesel é uma das apostas no plano de investimentos e expansão da companhia para este ano.
O produto será usado prioritariamente em 200 locomotivas que escoam a produção de minério do Pará e em grandes equipamentos na mina de Carajás, no mesmo Estado. A Vale anunciou que pretende atingir uma produção de 160 mil toneladas de biodiesel de palma, o equivalente a 20% do consumo energético da companhia.
"A Vale deu hoje um novo passo no caminho da construção de uma matriz energética mais limpa e do desenvolvimento sustentável".
O biocombustível usado no Brasil tem 80% de diesel comum e 20% de biodiesel de óleo de dendê e outras oleaginosas como girassol e soja.


Nenhum comentário:
Postar um comentário