Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vale compra Biopalma, empresa de Biodiesel da Amazônia

A Vale anunciou ontem  que adquiriu o controle da Biopalma da Amazônia, produtora de óleo de palma, matéria-prima para a fabricação de biodiesel.  A empresa, produtora de óleo palma, matéria-prima para a produção de biodiesel, possui seis pólos de produção em desenvolvimento na região do Vale do Acará e Baixo Tocantins, no Pará. 

A Vale informou que o objetivo da aquisição é utilizar um combustível mais limpo para alimentar sua frota de locomotivas, máquinas e equipamentos de grande porte em suas operações no Brasil.  Em 2009, quando anunciou a parceria com a Biopalma, a Vale planejava investimentos de US$ 305 milhões na produção de biodiesel. O biodiesel é uma das apostas no plano de investimentos e expansão da companhia para este ano.

O produto será usado prioritariamente em 200 locomotivas que escoam a produção de minério do Pará e em grandes equipamentos na mina de Carajás, no mesmo Estado.  A Vale anunciou que pretende atingir uma produção de 160 mil toneladas de biodiesel de palma, o equivalente a 20% do consumo energético da companhia.

A Biopalma começa a produzir óleo de palma em 2011, com a expectativa de atingir uma produção anual de 500 mil toneladas em 2019, quando a lavoura atinge sua maturidade.  A empresa pretende ampliar os pólos de produções no Pará.  Até 2013, serão 60 mil hectares plantados com dendê e 75 mil destinados a recuperação e regeneração de mata nativa.  Hoje são 18,4 mil hectares plantados, com previsão de mais 14,4 mil hectares de plantio no primeiro trimestre.

"A Vale deu hoje um novo passo no caminho da construção de uma matriz energética mais limpa e do desenvolvimento sustentável".


O biocombustível usado no Brasil tem 80% de diesel comum e 20% de biodiesel de óleo de dendê e outras oleaginosas como girassol e soja.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário