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quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Transparência é a diretriz da comunicação no governo do Estado do Pará

A missão de dar transparência aos atos do governo, tendo como ferramentas desde as novas mídias digitais aos meios tradicionais e alternativos de comunicação, foi a tônica do encontro que a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) promoveu na manhã desta quinta-feira (10), no Palácio dos Despachos. 
Mais de 80 participantes, entre assessores, assistentes e técnicos, assistiram à exposição sobre o trabalho que deve criar um diálogo claro e direto com entre população e governo.

O secretário de Estado de Comunicação, Ney Messias, destacou a transparência
e a verdade como as principais diretrizes do trabalho da Secom em um governo que "não teme o diálogo". "Não temos medo do enfrentamento da verdade, pois um bom governo não precisa de defesa. Os assessores que estão nos mais diversos órgãos exercem papel fundamental neste trabalho de colocar para a população tudo aquilo que está sendo feito", disse.

Destacando as redes sociais como poderosa ferramenta da comunicação
institucional atual, Ney Messias apresentou os produtos que estão sendo desenvolvidos pela Secom, como sites, perfis em sites de relacionamentos e a Agência Pará, que será ampliada. Destaque também para novos canais de interação 
entre sociedade e governo, como os sites Diagnóstico Pará (www.diagnostico.pa.gov.br) e Pará Responde (www.pararesponde.pa.gov.br).

"É importante que os assesssores estejam envolvidos nessa nova realidade das
mídias sociais, mas elas precisam ser usadas com responsabilidade e seriedade", disse Ney Messias, revelando que cada órgão terá um perfil institucional no site de relacionamentos Twitter. "Já conseguimos dar respostas para questionamentos que foram feitos no Twitter com uma agilidade e transparência que talvez não exista em 
nenhuma administração estadual no Brasil", asseverou.

Cada diretor de área que compõe a estrutura da Secom - Jornalismo e
Documentação, Comunicação Popular e Comunitária, Comunicação Institucional e Publicidade e Propaganda - fez uma exposição sobre o trabalho que é desenvolvido. Seja na relação com os meios alternativos, como as rádios comunitárias, seja alimentando veículos tradicionais, como jornais impressos e redes de TV, todos os setores trabalham em 
consonância, e assim deve ser com as assessorias de cada órgão.

DIGITAL


Uma das novidades anunciadas durante o encontro foi a Tucupix, feira de
 produtos digitais que vai reunir, durante dois dias, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a produção digital de estudantes da rede pública de ensino, como blogs, vídeos, entrevistas, jogos e fotografia. "Vamos qualificar esses jovens naquilo que eles já estão fazendo, criando, assim, um canal de comunicação direto com eles", disse Ney Messias.

A Secom também vai promover concurso de mídia popular, jornada de oficinas
de comunicação, concurso cultural anual e prêmio de fotografia, dentre outras ações previstas para este ano. O objetivo é integrar a sociedade cada vez mais com o governo. "A troca de informação é básica na estrutura da comunicação e 
nos ajuda a fazer um trabalho melhor. A transparência nos protege", arreamatou a secretária adjunta, Simone Romero.

Outra novidade na comunicação governamental é a reformulação do portal do
Governo do Pará (www.pa.gov.br) e do site da Agência Pará de Notícias, canal que vai passar a abrigar conteúdo multimídia, como entrevistas em áudio e vídeo. O site Pará Responde, outro veículo novo, serve de plataforma de debate com o internauta. Nele, questionamentos feitos na internet por qualquer cidadão são respondidos por integantres da área de governo correspondente.

"O próprio governador usa o Twitter e agora já reconhece a revolução que as
redes sociais causaram na maneira como as pessoas se relacionam e como governantes se relacionam com a sociedade. Nosso trabalho agora engloba também essa diretriz. É assim que vamos dar a resposta para aquilo que a sociedade quer saber", encerrou Ney Messias. 

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