Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Plantas ameaçadas, à venda na Internet

Um novo estudo sugere que é surpreendentemente fácil obter uma planta ameaçada de extinção. Isto está fazendo com que alguns ativistas partam para a ação, tentando evitar o pior. Mas alguns especialistas em conservação dos EUA temem que haja riscos potenciais, quando grupos privados decidem unilateralmente mover suas plantas preferidas para novos habitats. 
 
Comércio pode acelerar extinção

 
"Há muita atenção sobre o comércio de animais ameaçados. Mas muito menos atenção quando se trata de plantas", diz Patrick Shirey, do departamento de ciências biológicas da Universidade Notre Dame, segundo o npr.org.

A Lei de Espécies Ameaçadas do país é muito leniente com respeito à proteção
de plantas. Ela encoraja as pessoas a assumirem este papel. Recentemente, Shirey e seu colega Mark Schwartz, ecologista da Universidade da Califórnia, fizeram uma pesquisa na Internet usando as frases "sementes à venda" e "plantas à venda.", para ver quantas espécies que constam como ameaçadas nos EUA podem ser compradas online.

Descobiram que se pode comprar cerca de 10% delas, de acordo com estudo que
publicaram na revista Nature. Mais de 50 vendedores ofereciam entregar estas plantas de um estado a outro, o que é comércio interestadual ilegal sem uma permissão federal. 

Outros vendedores ofereciam estas plantas para venda em seus estados, o que
é legal. Mas uma vez que a pessoa obtenha a planta, é fácil enviá-la para outro lugar, diz Shirey. É legal, por exemplo, ir a uma plantação em um estado, comprar uma planta ameaçada e levá-la para outro estado.

Mais ainda, pessoas que possuem plantas ameaçadas em suas propriedades podem
dá-las como presente a qualquer um. Isto porque a lei federal as trata de forma muito diferente de animais ameaçados.

Tudo isto significa que pessoas podem fazer legalmente coisas  criam
potencialmente problemas ecológicos, diz ele. Mover plantas para habitats diferentes pode espalhar doenças, ou algumas plantas podem se adaptar bem demais a seus novos lares e se tornarem ervas daninhas invasivas.

E, com a ameaça da mudança do clima, dizem especialistas, muitos cidadãos
acham que estarão protegendo suas espécies favoritas, transplando-as para habitats supostamente mais hospitaleiro, aumentando ainda mais seu risco de extinção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário