A Norte Energia S. A., empresa responsável pela construção da UHE Belo Monte, no Pará, assinou ontem, quarta-feira (9) contrato com o consórcio ELM, que fornecerá turbinas e outros equipamentos para a obra. O grupo é formado pelas empresas Alstom, Voith e Andritz. A fabricação dos equipamentos será no Brasil e deve gerar 11 mil empregos diretos, segundo informações da Eletrobras.
Na segunda-feira (7) a Norte Energia já havia assinado contrato com a empresa Wind Power Energia (IMPSA), também para fornecimento de turbinas e outros equipamentos. A IMPSA possui unidade fabril no Porto de Suape, em Pernambuco, e as três empresas do consórcio ELM têm unidades em São Paulo.
As quatro fábricas darão início ao projeto das turbinas em março e, em seguida, começará a fase de produção dos equipamentos. Com esta operação, as quatro unidades vão gerar os cerca de 11 mil empregos diretos previstos. Praticamente todas as peças serão fabricadas no Brasil, com exceção da subestação blindada de 500 kV.
O contrato com a ELM inclui 14 unidades geradoras com turbinas Francis e seis unidades geradoras com turbinas Bulbo, além de equipamentos complementares. O contrato com o consórcio ELM tem o valor de R$ 3,5 bilhões.
O contrato firmado com a IMPSA se refere ao fornecimento dos equipamentos eletromecânicos, incluindo quatro unidades geradoras com turbinas Francis e os equipamentos complementares, no valor total de R$ 816,8 milhões.
A montagem eletroeletrônica da UHE Belo Monte iniciará em outubro de 2013. A primeira unidade geradora da usina entrará em operação em março de 2016. *No Portal Brasi

Nenhum comentário:
Postar um comentário