Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lei capixaba obriga reutilização de água em lava-jatos e outros estabelecimentos

O estado do Espírito Santo deu mais um passo em direção ao desenvolvimento sustentável. Entrou em vigor nesta semana uma lei estadual que obriga a instalação de sistemas de tratamento e reutilização das águas usadas para lavar os carros em todos os locais que realizam essa atividade.

A proposta feita pela deputada estadual Aparecida Denadai tem como objetivo
reduzir a quantidade de água potável desperdiçada nas lavagens de carros, equipamentos e instalações. Medidas desse tipo já são obrigatórias em outros países e demonstram apenas mais um tipo de cuidado que a humanidade pode ter em relação ao manejo de um bem precioso e esgotável que é a água.

A lei determina que os estabelecimentos, como lava-jatos, transportadores,
empresas de ônibus, entre outras, terão até 180 dias para se adequarem às novas normas. A partir da conclusão deste prazo, quem não estiver estruturado de acordo com o que foi estabelecido deverá pagar multa de pouco mais de dois mil reais.

A implantação desses sistemas de reutilização de água contribui de forma
expressiva para a redução de emissão de resíduos e de contaminação de mananciais, que recebem a descarga desses efluentes, evitando a sobrecarga das estações de tratamento dos sistemas públicos de saneamento e distribuição, explicou a deputada em declaração feita à Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.

Além de proporcionar benefícios ambientais, pois essa medida impede que mais
áreas que fornecem água potável sejam poluídas, as empresas que instalarem sistemas deste tipo podem economizar até 80% com a reutilização de água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário