Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ipea exalta importância do BNDES para a produção de energia limpa

O estudo Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, Economia e Bem-Estar Humano, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluiu que o desenvolvimento das energias limpas no Brasil estão diretamente ligados ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Conforme explicado por Gesmar Rosa Santos, técnico de Planejamento e
Pesquisa do Ipea, a maior parte dos investimentos feitos no setor energético são dependentes de recursos públicos, por isso é tão importante a relação dos investidores com o BNDES. Incentivando o desenvolvimento das energias renováveis o órgão atua como indutor da sustentabilidade.

Santos completa o seu pensamento informando que apesar de já existirem ações
nesse sentido sendo realizadas pelo banco, ainda faltam programas que integrem realmente o BNDES aos ministérios responsáveis pela coordenação da produção energética brasileira.

No relatório consta também a deficiência do Brasil na produção de energia
eólica, em relação às outras nações. A publicação lembra o fato de que há pouco tempo esse tipo energia não fazia parte dos planos brasileiros, mas agora o país precisa se movimentar para compensar o atraso atual.

O estudo aponta esses investimentos como sendo de extrema importância para
as relações econômicas futuras do Brasil. Para Albino Alvarez, pesquisador do Ipea, as tendência é de que no futuro as importações feitas pelos outros países levem em consideração todo o processo de produção e sejam escolhidos os que afetam menos o meio ambiente. Portanto, a energia tem lugar importante no caminho que o Brasil está percorrendo para se enquadrar no perfil de produção mais sustentável e se destaque entre os exportadores mundiais com essa preocupação e consciência ecológica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário