Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

GRUPO AGROPALMA APOSTA NO PROGRAMA AGENDA 21 NA VILA DOS PALMARES (PA)

Ação é realizada desde 2009 em parceria com o Instituto Peabiru
 O Grupo Agropalma, em parceria com o Instituto Peabiru –Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão gerar valores para a conservação da biosociodiversidade da Amazônia–, encerrou 2010 com importantes avanços na consolidação do programa Agenda 21 na Vila dos Palmares, colônia agrícola localizada no município de Tailândia, Sul do Estado do Pará. 

A Agenda 21 da Vila dos Palmares é um programa de Responsabilidade Social prioritário para a Agropalma, tendo em vista que parte dos cerca de cinco mil habitantes da Vila trabalha na cultura da palma em parceria com a empresa, que há oito anos desenvolve um programa de agricultura familiar. O Grupo Agropalma tem naquela região da Amazônia mais de 39 mil hectares de plantios e cinco indústrias de extração de óleo bruto, que fazem dele o maior produtor individual de óleo de palma da América Latina. 

A Agenda 21 é um documento produzido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco92, que funciona como um facilitador para o desenvolvimento de um plano de ação a ser adotado global, nacional e localmente, por governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.
“O programa que desenvolvemos na Vila dos Palmares tem o objetivo de criar e conduzir processo de discussão e autoconhecimento dos moradores sobre seus problemas e dificuldades e, ao mesmo tempo, acompanhar e estimular a identificação e implementação de soluções por parte da própria comunidade”, esclarece Marcello Brito, diretor comercial e de sustentabilidade do Grupo Agropalma.
           
Implementação do programa já rende frutos

O programa teve início oficialmente na Vila dos Palmares em maio de 2009, quando a equipe do Instituto Peabiru, após um período de imersão e reconhecimento da localidade, realizou uma grande mobilização para apresentar o projeto a representantes do poder público local, comerciantes, associação de moradores, escolas, igrejas e outras lideranças da Vila. 

Seguiu-se um trabalho com alunos das escolas locais, que realizaram uma pesquisa de campo com 342 moradores, trabalho realizado até janeiro de 2010, que deu origem a um documento chamado diagnóstico socioambiental. Este documento resume a situação da Vila em relação à infraestrutura geral, serviços, e aponta o perfil socioeconômico geral dos habitantes. 


 No mês de setembro, teve início uma série de reuniões temáticas comunitárias conduzidas pelo Peabiru. São ocasiões em que a comunidade discute entre si ou com especialistas convidados temas relevantes, como saneamento, saúde, segurança, transporte, educação, moradia, meio ambiente etc. Trata-se de um trabalho extenso, que prosseguirá ao longo de 2011, auxiliando na criação de um planejamento para o desenvolvimento da Vila dos Palmares. O passo seguinte, e vital para a consolidação do trabalho, será a criação do Fórum Agenda 21, que irá executar o planejamento, com apoio do poder público e de outros agentes que podem contribuir para as ações na localidade. 


O Grupo Agropalma investe no desenvolvimento do programa Agenda 21 na Vila dos Palmares para 2011 e celebra as conquistas obtidas até agora. Os frutos desse trabalho são a disseminação da informação e conscientização acerca dos direitos e deveres dos cidadãos, bem como o envolvimento da comunidade em prol de um objetivo comum, que pode executar grandes transformações na qualidade de vida de todos os habitantes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário