Iniciativa pioneira no setor de franquias, Programa Franchising de Baixo Carbono é uma iniciativa da Associação Franquia Sustentável (Afras); será desenvolvido ao longo de todo o ano de 2011
A Associação Franquia Sustentável (Afras), entidade da Associação Brasileira de Franchising (ABF), lança no dia 11/2 o Programa Franchising de Baixo Carbono com 15 marcas do setor.
A Associação Franquia Sustentável (Afras), entidade da Associação Brasileira de Franchising (ABF), lança no dia 11/2 o Programa Franchising de Baixo Carbono com 15 marcas do setor.
O programa tem o objetivo de reduzir e compensar os gases causadores do efeito estufa (GEEs) provenientes do consumo de água, energia e efluentes líquidos de 75 unidades franqueadas - serão cinco unidades de cada uma das 15 marcas que inicialmente participam da iniciativa.
O programa contará com a consultoria especializada da Fábrica Éthica Brasil, que ensinará as redes de franquias a inventariar as emissões geradas com o consumo de energia, água, efluentes líquidos e resíduos sólidos. Isso irá possibilitar às empresas traçar um plano de ação para otimizar a utilização desses recursos e, consequentemente, reduzir a emissão de GEEs.
Como é praticamente impossível zerar a emissão de GEEs no processo produtivo e na prestação de serviços, o que não puder ser eliminado com esse processo será compensado com plantio de árvores nativas para recuperação das matas ciliares do rio Xingu (MT), por meio do projeto Y Ikatu Xingu, mantido pelo Instituto Socioambiental (ISA). O plantio irá obedecer aos procedimentos exigidos pelo mercado voluntário de carbono. O custo médio para se compensar uma tonelada de CO2 gira em torno de R$15.
O programa é pioneiro no setor e as franquias, se quiserem, poderão entrar no mercado voluntário de crédito de carbono. O Brasil adotou metas de redução de cerca de 40% de suas emissões projetadas até 2020. Isso irá impactar todas as empresas, incluindo as franquias. Já a partir de 2012, as redes participantes poderão estender o programa a todas as suas unidades, o que irá também proporcionar mais eficiência e economia aos seus processos produtivos, afirma Claudio Tieghi, presidente da Afras.
As marcas que compõem inicialmente o programa são: Água Doce Cachaçaria, Ambev / Quiosque Brahma, Brasil Franchising/Nobel, Casa do Construtor, Flytour Franchising, Grupo Ornatus (Jin Jin), Grupo Umbria (Spoleto), Grupo Trendfoods (Gendai), MegaMatte, Mundo Verde, Rei do Mate, Restaura Jeans, Seletti Culinária Saudável, Vivenda do Camarão e Yázigi Internexus.
O programa contará com a consultoria especializada da Fábrica Éthica Brasil, que ensinará as redes de franquias a inventariar as emissões geradas com o consumo de energia, água, efluentes líquidos e resíduos sólidos. Isso irá possibilitar às empresas traçar um plano de ação para otimizar a utilização desses recursos e, consequentemente, reduzir a emissão de GEEs.
Como é praticamente impossível zerar a emissão de GEEs no processo produtivo e na prestação de serviços, o que não puder ser eliminado com esse processo será compensado com plantio de árvores nativas para recuperação das matas ciliares do rio Xingu (MT), por meio do projeto Y Ikatu Xingu, mantido pelo Instituto Socioambiental (ISA). O plantio irá obedecer aos procedimentos exigidos pelo mercado voluntário de carbono. O custo médio para se compensar uma tonelada de CO2 gira em torno de R$15.
O programa é pioneiro no setor e as franquias, se quiserem, poderão entrar no mercado voluntário de crédito de carbono. O Brasil adotou metas de redução de cerca de 40% de suas emissões projetadas até 2020. Isso irá impactar todas as empresas, incluindo as franquias. Já a partir de 2012, as redes participantes poderão estender o programa a todas as suas unidades, o que irá também proporcionar mais eficiência e economia aos seus processos produtivos, afirma Claudio Tieghi, presidente da Afras.
As marcas que compõem inicialmente o programa são: Água Doce Cachaçaria, Ambev / Quiosque Brahma, Brasil Franchising/Nobel, Casa do Construtor, Flytour Franchising, Grupo Ornatus (Jin Jin), Grupo Umbria (Spoleto), Grupo Trendfoods (Gendai), MegaMatte, Mundo Verde, Rei do Mate, Restaura Jeans, Seletti Culinária Saudável, Vivenda do Camarão e Yázigi Internexus.
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