Brasileiros que vivem em 36 municípios com altos índices de risco de dengue estão recebendo mensagens via celular com informações sobre como prevenir a doença. Ao todo, 6,2 milhões de pessoas, usuárias de todas as operadoras, vão receber os torpedos.
Municípios com incidência de 200 casos por 100 mil habitantes*
De acordo com o Ministério da Saúde, as mensagens serão enviadas para os 24 municípios em situação de risco de surto e para as 12 cidades que apresentaram incidência igual ou maior que 200 casos de dengue por 100 mil habitantes no último trimestre de 2010 .
Os torpedos vão repassar orientações sobre como manter residências e locais de trabalho livres do mosquito transmissor da dengue. A mensagem vai alertar ainda sobre o risco de surto na região onde a pessoa mora e terá como complemento a frase “Cuide da sua casa, fale com seus vizinhos. Se você agir, podemos evitar a doença”.
A estratégia já foi adotada anteriormente pelo pasta em campanhas contra a dengue e contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. Por se tratar de mensagem de utilidade pública, o ministério tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fazer com que o alerta chegue a todos os celulares disponíveis.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ao longo do verão, outros municípios poderão ser incluídos na estratégia, com base nas notificações de casos suspeitos de dengue.
O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em dezembro do ano passado, aponta que 24 municípios brasileiros apresentaram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados, indicando risco de surto.
O Ministério da Saúde trabalha com três níveis de incidência de dengue para classificar a doença em relação à população: baixa incidência (quando há até 100 casos por 100 mil habitantes), média incidência (de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes) e alta incidência (a partir de 300 casos por 100 mil habitantes), podendo indicar epidemia.
A seguir, lista de municípios com alta infestação por larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue:
Epitaciolândia (AC); Rio Branco (AC); Humaitá (AM); Itabuna (BA); Ilhéus (BA); Simões Filho (BA); Caetanópolis (MG); Governador Valadares (MG) ; Santa Cruz de Minas (MG); Afogados da Ingazeira (PE); Araripina (PE); Bezerros (PE); Camaragibe (PE); Floresta (PE); Ouricuri (PE); Pesqueira (PE); Santa Cruz do Capibaribe (PE); Serra Talhada (PE); Timbaúba (PE); Caicó (RN); Ceará-Mirim (RN); Mossoró (RN); São Miguel (RN); Porto Velho (RO)
Municípios com incidência de 200 casos por 100 mil habitantes*
Coari (AM); Tefé (AM); Colatina (ES); Serra (ES); Vitória (ES); Goiânia (GO); Pompéu (MG); Sete Lagoas (MG); Foz do Iguaçu (PR); Londrina (PR); Guajaramirim (RO) e Palmas (TO)
*último trimestre de 2010


Nenhum comentário:
Postar um comentário