A Fundação Vale descobrindo talentos olímpicos
O programa Brasil Vale Ouro visa a selecionar e preparar atletas de judô, natação e atletismo, nas cidades brasileiras onde a Vale atua. É um dos maiores projetos de caça-talentos do País e representa a entrada da Vale no segmento de esportes de alto rendimento. O principal objetivo é ajudar o Brasil a se tornar uma potência olímpica, deixando para as gerações futuras um legado de conhecimento sistematizado em treinamentos esportivos, em ciência esportiva e na formação de profissionais ligados ao esporte.O programa funciona dentro das Estações Conhecimento, Núcleos de Desenvolvimento Humano e Econômico cuja gestão é compartilhada entre a Vale, o poder público e a sociedade civil. Os núcleos atuam como agentes articuladores de redes sociais, voltadas para o desenvolvimento local das regiões onde a empresa está presente.
O público-alvo da Estação Conhecimento são crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, que participam de atividades nas áreas de esporte, cultura e educação profissional.
Os jovens das Estações Conhecimento que alcançarem índice olímpico nas modalidades de atletismo, natação e judô serão transferidos para o Centro Nacional de Excelência do programa, localizado em Deodoro, no Rio de Janeiro. Lá, contarão com apoio financeiro e acompanhamento profissional de equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física e assistentes sociais.
Centro Nacional de Excelência
O programa Brasil Vale Ouro contará com um Centro Nacional de Excelência, que ficará sediado no Círculo Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro. Em parceria com os ministérios da Defesa e do Esporte, a Vale irá construir no local uma pista profissional de atletismo e dois alojamentos com capacidade para 100 atletas.
Em dezembro de 2009, foi inaugurado um ginásio de judô, com seis áreas de treinamento simultâneo e arquibancada para 1500 pessoas. O Círculo Militar já abriga uma piscina olímpica, que também será utilizada no treinamento dos atletas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário