Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Brasil tem destaque na quantidade de projetos de redução de CO2

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou na última quarta-feira (23) que o Brasil ocupa a terceira posição mundial em relação a quantidade de projetos direcionados à redução das emissões de carbono. O país se mantém atrás da China e da Índia.

A pesquisa realizada pelo Ipea apontou também para uma limitação brasileira
em relação ao mercado de carbono. O estudo mostra que essa prática é aplicada somente através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), em que os países, principalmente desenvolvidos, compram créditos de outros.

Os planos internos brasileiros para a redução das emissões nacionais estão
relacionados, em sua maioria, ao setor energético. De todos os investimentos feitos aqui, 50% foi direcionado à produção de energia renovável. O maior destaque ficou por conta da cana-de-açúcar, que teve um aumento significativo em sua eficiência na produção de biocombustíveis.

Em segundo lugar vem a prática da suinocultura que é responsável por 15% do
total de projetos relacionados à redução nas emissões de CO2, seguida por projetos de substituição dos combustíveis fósseis por alternativas mais limpas, com 13%.

Mesmo com os dados positivos, o Ipea alerta sobre a falta de investimentos
governamentais nesse setor, que causam atraso no desenvolvimento do mercado de carbono brasileiro. O estudo mostra que faltam incentivos para novas tecnologias que tragam benefícios em longo prazo. A área considerada de grande potencial para a redução nas emissões é o cuidado com o descarte dos resíduos sólidos, já que os aterros sanitários são grandes poluidores e causadores de problemas que afetam a saúde da população. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário