Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

União Européia apresenta evolução na busca pela sociedade da reciclagem

A União Européia divulgou, na última quarta-feira (19), um relatório que mostra a evolução alcançada pelos Estados-Membros no processo para tornar o continente uma sociedade da reciclagem. O objetivo é minimizar a produção de resíduos e também torná-los úteis novamente.

Estamos dispostos a fazer da Europa uma economia eficiente em termos de recursos
como nos propusemos no contexto da Estratégia Europa 2020, declarou o comissário responsável pelo Ambiente na UE, Janez Potocnik, em relação à reciclagem e a todo o processo que ela envolve, desde a criação de empregos até a redução nas emissões de gases do efeito estufa.

O relatório mostra que a produção de resíduos aumentou, no entanto, foi inferior ao do crescimento econômico. Segundo a publicação, nos últimos dez anos a produção de resíduos urbanos se manteve estabilizada, mas mesmo assim seria possível reduzir ainda mais esses números. Exemplo disso é a quantidade de alimentos desperdiçados pelos europeus, que chega ao nível de 25%. Se 60% desse desperdício fosse controlado, o meio ambiente seria menos impactado e as famílias economizariam cerca de 500 euros por ano.

Um dos problemas apontados pelo estudo é em relação à enorme disparidade que ocorre entre os Estados-Membros. Os níveis de reciclagem variam de percentuais baixos até elevados 70%. O mesmo acontece com a quantidade de aterros sanitários, que estão praticamente extintos em alguns países, enquanto em outros chegam a receber 90% do lixo.

A solução para que os resultados positivos sejam instaurados em outros Estados é a criação de normas gerais, que englobem ações jurídicas e econômicas. Com novas legislações os resultados positivos da UE podem ser ainda maiores. E esse trabalho já está sendo feito. A criação da Diretiva-Quadro Resíduos traz direcionamentos e regras que proporcionarão trabalhos mais específicos com o cuidado no descarte de resíduos. Após ser transformada em legislação, os Estados-Membros terão até dois anos para se adequarem às normas, que propõem uma hierarquia no cuidado com os resíduos.


A lei determina que a primeira coisa que deve ser feita é a prevenção, seguida da reutilização, reciclagem e somente em último caso eles devem ser eliminados em aterros sanitários.

Em 2012 a Comissão de Ambiente da UE apresentará novas propostas para avançar na busca pela sociedade da reciclagem
. As informações são da União Europeia.
CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário