O transporte público, principalmente o ônibus, é o meio de locomoção mais usado nas cidades brasileiras, de acordo com o estudo Sistema de Indicadores de Percepção Social: Mobilidade Urbana, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Segundo o estudo divulgado nesta segunda-feira (24), 44% dos brasileiros se locomovem dessa forma.
Em segundo lugar aparece o carro, com 23,8%, seguido por motocicleta com 12,6%. O levantamento feito com 2.770 famílias em todo o País constatou ainda que 12,3% se locomovem a pé.
O levantamento confirmou a percepção de que as regiões mais desenvolvidas do Brasil possuem também os maiores indicadores de transportes, pois a evolução econômica traz consigo a necessidade de mais infra-estruturar, em especial ligada à mobilidade
urbana.
De acordo com o IPEA, o levantamento é importante diante da atual conjuntura de alto índice de crescimento econômico e o reconhecimento de gargalos ligados à infra-estruturar de transportes no País, fator este que pode comprometer as políticas governamentais no curto prazo.
Por isso, o instituto avaliou a percepção da sociedade brasileira a respeito da mobilidade urbana e seus temas derivados, como eficácia do transporte público, dificuldades encontradas em sua utilização, condições das vias, motivos de utilização, entre outros.
O IPEA ressalta que, nos dias atuais, não se pode pensar em desenvolvimento econômico e social sem transporte. "As pessoas precisam se deslocar para estudar, trabalhar, fazer compras, viajar e possuem cada vez mais a necessidade de estar em movimento", diz o documento.
O estudo considerou os diversos tipos de transportes existentes no Brasil, como carro, moto, bicicleta, ônibus, a escolha depende de uma série de fatores como conforto, tempo de trajetória, segurança, custo e acessibilidade, entre outros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário