A Escola de Negócios HSM lançou um infográfico mostrando como é possível incluir a sustentabilidade nos negócios de uma empresa e fazer com que a atividade traga benefícios para todos os envolvidos.
O primeiro ponto abordado no gráfico é direcionado às etapas iniciais que devem ser seguidas pelo empresário para que a sua companhia possa se adequar aos padrões da sustentabilidade. Seguindo os três pilares da sustentabilidade, a empresa deve conseguir conciliar harmoniosamente o meio ambiente com o lado econômico e social.
Dessa forma, o primeiro passo é questionar se o negócio causa impactos ambientais ou sociais. Depois devem ser levantadas maneiras de fazer com que ele se torne mais lucrativo. Feito isso, os novos desafios começam a ser estabelecidos, sempre considerando que o produto ou serviço devem ter um impacto positivo em todas as áreas.
O gráfico também aponta doze passos que podem ser aplicados pelas empresas logo de início. Em ordem, as dicas são: reveja o consumo de matérias-primas; tenha equipamentos de coleta de lixo; adote medidas de auxílio social; melhore prazos de quitação de dívidas; tenha documentação dentro da lei; ofereça atendimento de qualidade; nunca omita riscos do produto; economize papel, copos e água; boas condições de trabalho/salários; a empresa não é uma extensão do dono; tenha governança e transparência e conheça seus fornecedores.
Por fim, a apresentação mostra a visão do cliente em relação à empresa, com base em sondagens que mostram que 85% das pessoas desejam comprar produtos de empresas responsáveis socialmente. Outro ponto essencial para a escolha dos clientes é a qualidade, os conscientes são cada vez mais seletivos em suas opções. A dificuldade em encontrar produtos e serviços realmente sustentáveis faz com que as redes sociais sejam a grande arma dos consumidores, que compartilham o que encontraram através dos sites de relacionamento.
Confira o infográfico


Nenhum comentário:
Postar um comentário